03/04/2018

12 CURIOSIDADES SOBRE O GATO MAIS MALANDRO DOS QUADRINHOS: GARFIELD


 
Jim Davis, o criador de Garfield, foi criado numa fazenda onde existiam vacas, porcos e 25 gatos. Segundo ele, Garfield seria a junção de todos esses gatos.

O nome do personagem foi tirado do avô de Jim, o senhor James Garfield Davis (um detalhe: o nome dele, por sua vez, foi inspirado no ex-presidente norte-americano James Garfield).

O motivo para criar um gato como personagem de uma tirinha em quadrinhos surgiu em parte da observação de Davis de que existiam muitos cães nos quadrinhos e quase nenhum gato.

A primeira tirinha do Garfield foi publicada em 19 de junho de 1978. Ela foi publicada simultaneamente em 41 jornais dos Estados Unidos.

As tirinhas do Garfield só começaram a ser publicadas no Brasil em 1985.

Garfield possui característica bastante humanas, entre as quais a preguiça e a gula. Além de odiar segundas-feiras, ele é fã incondicional de lasanha.

Acredite se quiser, mas as tinhas do Garfield são lidas diariamente por nada menos que 260 milhões de pessoas. Elas são publicadas em 2.500 jornais de 111 países.

O primeiro desenho animado do Garfield estreou em 1982 nos Estados Unidos e aconteceu no programa Here Comes Garfield.

Garfield aportou nos filmes live action em 2004, na produção Garfield – O Filme.

O papel de Jon foi oferecido a Jim Carrey, mas ele acabou recusando.

Entre os personagens das tirinhas do Garfield vale lembrar de Jon (ou Jonathan Quentin Arbukle), Pooky, o ursinho de pelúcia; e Odie, o cãozinho de Jon.

Embora só apareçam de vez em quando nas tirinhas, os pais do Jon possuem duas características que chamam muito a atenção dos leitores: o carinho que eles têm por Garfield e o fato de serem fazendeiros. Isso leva a crer que Jon seria de alguma forma uma personificação do próprio Jim Davis (não esquecendo que Jon trabalha como cartunista).

Imagem acima: arte feita em cima da primeira tirinha do Garfield.

Fontes: Wikipédia, Guia dos Curiosos, Adoro Cinema.

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário