11/04/2018

REPÓRTER ESSO, O PROGRAMA MAIS INFLUENTE DA HISTÓRIA DO JORNALISMO BRASILEIRO



Se ainda estivesse no ar, o programa jornalístico Repórter Esso estaria para completar 80 anos. Mas, apesar de ter sido tirado do ar há décadas, ele ainda é por muitos considerado um dos programas de maior impacto tanto na história do rádio quanto na história da TV brasileira.
O Repórter Esso entrou no ar pela primeira vez em 28 de agosto de 1941, pela Rádio Nacional, do Rio de Janeiro. A primeira notícia veiculada foi sobre o ataque aéreo da Alemanha na região francesa da Normandia durante a Segunda Guerra Mundial. O primeiro locutor a se tornar conhecido do público foi Romeu Fernandes.
Patrocinado pela empresa Standard Oil Company of Brazil, uma multinacional norte-americana do setor petrolífero conhecida como Esso, o programa teve vários apresentadores durante os seus primeiros anos. Nenhum, no entanto, teria seu nome associado ao Repórter Esso como o apresentador Heron Domingues – o primeiro locutor exclusivo do programa.
Como apresentador, Heron Domingues foi o primeiro a anunciar eventos que marcaram o século XX, como o lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima, o suicídio do ex-presidente Getúlio Vargas, a morte da cantora Carmen Miranda, a renúncia do ex-presidente Jânio Quadros, a chegada do homem à Lua...
Com a inauguração da TV Tupi, a primeira emissora de TV do país, em 1950, o Repórter Esso foi batizado de O Seu Repórter Esso. O primeiro apresentador foi Luís Jatobá, mas foi Gontijo Teodoro que permaneceu mais tempo na sua bancada: 18 anos.
A credibilidade do Repórter Esso era tamanha que, apesar da rádio Tupi ter sido a primeira a anunciar o final da Segunda Guerra Mundial, ninguém comemorou. Foi só quando o RE transmitiu a notícia que as ruas de cidades como o Rio de Janeiro entraram em festa.
Interessante é que ele foi criado justamente para fazer propaganda dos esforços norte-americanos e brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial. Também chama a atenção o fato de que tinha total apoio do DIP, o Departamento de Imprensa e Propaganda do governo do então presidente Getúlio Vargas.
Dizem que o Repórter Esso foi o primeiro programa de rádio a apresentar notícias direto de agências internacionais, ao contrário de outras rádios, que se limitavam a reproduzir o noticiário tirado do jornalismo impresso.
O último Repórter Esso foi transmitido em 31 de dezembro de 1968, pela Rádio Nacional e Rádio Globo. Foi transmitido pelo locutor Roberto Figueiredo, que caiu em prantos ao anunciar o fim do programa. Sem conseguir se conter, ele foi por uns momentos substituído por outro locutor, que deu continuidade ao texto e novamente entrega-lo a Figueiredo. 
Na televisão, O Seu Repórter Esso foi transmitido pela última vez em 31 de dezembro de 1970, pelas emissoras Tupi e Record.

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário