08/04/2018

DOUG, UM DOS MAIS INESQUECÍVEIS DESENHOS DOS ANOS 90



Entre os desenhos mais populares dos anos 90, vale lembrar de Tartarugas Ninjas, Pokemon, Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon, O Fantástico Mundo de Bob, Duck Tales, Os Anjinhos e Doug.
Exibido durante anos por diversos canais de TV, Doug tornou-se mais conhecido através da TV Cultura.
Criado por Jim Jinks e Joe Aron, a série animada com Doug Funnie e seus amigos surgiu a partir de um livro chamado Doug Got a New Pair os Shoes (com o detalhe de que esse livro nunca foi publicado). Estreou em 1991 pela editora Nickelodeon, que produziu quatro temporadas.
Entre os personagens desse divertido desenho estão, além do próprio Doug, o cãozinho Costelinha, a garota Patti Maionese (amiga de Doug, e por quem ele é apaixonado), Skeeter Valentine (o melhor amigo) e Roger Klotz (o garoto metido a encrenqueiro e vilão da série). Claro que a galeria de personagens é maior, mas não vale a pena mencionar um por um aqui.
Doug conta as aventuras de Doug Funnie e seus amigos, sempre narradas em seu diário pessoal. Os episódios começavam com um “Querido diário...”. Além da forte atração que sente por Patti Maionese, ele conta as aporrinhações do garoto Roger contra ele. Em sua imaginação, Doug incorpora o super-herói Homem-Codorna (um personagem inventado pelo próprio Jim Jinkins quando era criança). Havia também o Smash Adams e o Race Canyon, o primeiro inspirado em James Bond e o segundo, em Indiana Jones.
A popularidade levou a série Doug a ser transmitida pelo SBT e mais tarde, pela Band. Também foi exibida pelo Nickelodeon Brasil e pelo Disney Chanel. Doug também virou brinquedo, personagem de revista em quadrinhos e vários outros produtos licenciados.
Motivada por toda essa boa recepção, a Disney fez questão de produzir mais 3 temporadas de Doug no final dos anos 2000. Temos que lembrar que foram produzidos ainda um longa-metragem e mais três especiais da série.
É preciso assistir pelo menos um episódio de Doug para entender porque esse desenho é ainda tão popular. Mas quem foi criança durante os anos 90 (e mesmo alguns marmanjos) deve se lembrar com saudades dele. Doug entrou para a história da animação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário