30/04/2018

AVENIDA BRASIL, A NOVELA QUE CONSEGUIU PARAR TODO O PAÍS



Exibida pela Rede Globo em 2012, Avenida Brasil foi a terceira novela de maior sucesso da história da televisão mundial, atrás apenas da colombiana Bete, a Feia, e da venezuelana, Kassandra. Ela foi licenciada em 150 países, tornando-se líder de audiência em locais tão distantes quanto Portugal e Marrocos.
Escrita por João Emanuel Carneiro e exibido por Amora Mautner, José Luiz Villamarim e Ricardo Waddington, Avenida Brasil estreou na Rede Globo em 26 de março de 2012. Sua exibição prosseguiu até outubro do mesmo ano, totalizando 179 capítulos.
Avenida Brasil contou com grande nomes da dramaturgia brasileira em seu elenco, entre os quais Adriana Esteves, Murilo Benício, Cauã Reymond, Marcelo Novaes, Débora Fallabela, Marcos Caruso, Juca de Oliveira e Ísis Valverde.
A trama principal contava a história de Rita (Débora Fallabela), uma garota órfã que faz de tudo para se vingar de Carminha (Adriana Esteves), a madrasta responsável pela morte de seu pai. Ela ocorre quando, após descobrir os planos malignos da dita cuja para se apropriar de seu dinheiro, o pai de Rita flagra a esposa com um amante. Ferido numa briga, ele acaba vagando pela avenida Brasil, onde é atropelado por um jovem apelidado de Tufão (Murilo Benício). Rita é abandonada por Carminha num lixão, onde sofre maus-tratos de alguns frequentadores do local. Arrependido pela morte de Genésio (Tony Ramos, em participação especial), Tufão procura Carminha para pedir perdão. Percebendo que ele tinha enriquecido como jogador de futebol, ela finge ser uma pessoa sofrida somente para tirar vantagem dele. Enquanto isso, a já adulta Rita tenta se aproximar dela para consolidar a sua vingança.
O sucesso de Avenida Brasil foi avassalador. O país inteiro parou para acompanhar o último capítulo (por pouco, ela repetiria as audiências recordes de Roque Santeiro e Selva de Pedra, 1a versão). As ruas de algumas cidades ficaram vazias. São Paulo, a maior metrópole do país, passou por uma diminuição surpreendente nos congestionamentos, assim como na quantidade de pedestres nas ruas. Dizem que até a então presidente Dilma Rousseff mudou a sua agenda para assistir esse desfecho.
Avenida Brasil obteve repercussão recorde nas redes sociais, principalmente Facebook e Twitter. Outro feito prodigioso foi a sucessão de reportagens sobre elas nas revistas de grande circulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário