18/04/2018

O SURGIMENTO, APOGEU E DECADÊNCIA DA FÁBRICA NACIONAL DE MOTORES


 
Com sede na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, a Fábrica Nacional de Motores (conhecida também como Fenemê) foi uma empresa do ramo automobilístico especializada na fabricação de caminhões.
A Fábrica Nacional de Motores foi inaugurada em 1942 e tinha como principal articular o então presidente da República Getúlio Vargas. Na verdade, quem teve a ideia foi o coronel Antônio Guedes Muniz. Sua intenção era produzir motores para aviões, o que foi possível através da uma sociedade com a norte-americana Curtiss-Wright.
A FNM produziu motores para aviões até 1946, quando a demanda sofreu uma queda expressiva por causa de fatores como o final da Segunda Guerra Mundial. Eurico Gaspar Dutra, o novo presidente, não parecia nem um pouco interessado na empresa. Muniz teve que coloca-la para produzir bicicletas, eletrodomésticos e até máquinas industriais. As coisas só viriam a mudar mesmo em 1949 quando, através de um acordo com a marca italiana Isotta Fraschinni, a empresa começou a produzir caminhões no Brasil.
O primeiro modelo a sair da linha de produção foi o D-7.300, cujas peças eram importadas da Itália. O problema: a Isotta logo abriu quebrou, interrompendo o envio de peças para cá.
Como solução, os administradores da FNM fizeram acordo com outra empresa de origem italiana: a Alfa-Romeo. Foi assim que surgiu o modelo D-9.000 e, pouco tempo depois, o D.11.000, que se tornaria o maior clássico da empresa.
Um dos projetos mais ousados da marca foi a produção do FNM 2.000-JK, no início da década de 1960, um carro de luxo com parecido com os modelos Alfa Romeos que circulavam na Europa. Mas...
Veio o golpe militar e um interventor foi nomeado para a empresa. E a empresa foi praticamente “doada” para a Alfa Romeo.
Nas mesmas linhas de produção dos caminhões, o que não significou o fim definitivo da marca. Modelos como o caminhão FNM-180 continuaram saindo de lá, pelo menos até 1980. Ela foi adquirida pela recém-chegada FIAT e extinta naquele ano.
A Fábrica Nacional de Motores foi a primeira montadora do Brasil. Produziu caminhões que deixaram saudades em muitas gente, além de muitos fãs e colecionadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário