05/06/2018

SAUDADES DO ETERNO "TRAPALHÃO" ZACARIAS


 
O programa e os filmes do quarteto Os Trapalhões fizeram um sucesso estrondoso durante os anos 1970 e 1980. Tanto é verdade que alguns das produções de maior bilheteria da história do cinema brasileiro têm Didi, Dedé, Mussum e Zacarias como protagonistas. Os Trapalhões nas Minas do Rei Salomão, de 1977, teve um público estimado em 5,7 milhões de pessoas.
Com seu jeito infantil e ligeiramente delicado (sem nenhuma conotação homossexual, é claro), o trapalhão Zacarias era um dos mais queridos das crianças. Foi interpretado pelo comediante Mauro Faccio Gonçalves, nascido na cidade mineira de Sete Lagoas, em 1934.
Nascido numa família de 11 irmãos, Mauro trabalhou como vendedor de sapatos antes de ingressar no rádio. O primeiro programa de rádio em que trabalhou foi Em Babozal Era Assim, da Rádio Cultura de Sete Lagoas. Tentou ganhar a vida em Belo Horizonte, onde exerceu a função de bancário, mas teve a vida inteiramente mudada com o convite feito por Walter Franco para a TV Excelsior do Rio de Janeiro.
Apesar da timidez diante das câmeras, Mauro interpretou muito bem seus personagens. Um deles era o garçom Moranguinho, inspirado num personagem da sua cidade de origem. Com a ampla aceitação pelo público, recebeu outro convite tentador: imigrar para a Rede Record, onde fez parte do elenco de programas como A Praça da Alegria. Foi aí que chamou a atenção do comediante Renato Aragão, que logo o chamou para integrar o quarteto Os Trapalhões.
O personagem Zacarias possuía uma risada bem característica, assim como usava uma peruca que escondia sua calvície. Conquistou o público logo na estreia em Os Trapalhões, ocorrida em 1976.
Além de participar do programa dominical da Rede Globo (Os Trapalhões era exibido sempre antes do Fantástico), Zacarias foi protagonista de inúmeros filmes da trupe: O Rei e os Trapalhões, Os Trapalhões no Planalto dos Macacos, Os Saltimbancos Trapalhões, Os Trapalhões na Serra Pelada...
Mauro trabalhou com Renato Aragão, Dedé Santana e Antônio Carlos Gomes (o Mussum) até 1990, quando faleceu. Deixou uma saudade indescritível entre os fãs, que ainda hoje acompanham as reprises de Os Trapalhões e dão risada com suas imitações, seu jeito simples de fazer humor e sua personalidade carismática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário