11/06/2018

DE COMPOSITOR DE JINGLES A MÚSICAS POPULARES: A RICA TRAJETÓRIA MUSICAL DE ZÉ RODRIX



Uma das músicas de maior sucesso do cantor e compositor Zé Rodrix foi Quando Será?, em que ele repete: “Quando será, quando será/O dia da minha sorte/Sei que antes da minha morte/Eu sei que esse dia chegará”. Lançada em 1977 no disco de mesmo nome, ela é ainda hoje lembrada pelos seus fãs. Mas temos que lembrar que Quando Será? não foi o único sucesso de Rodrix.
Zé Rodrix não atuou apenas em carreira solo. Ele gravou em parceria com Sá e Guarabira e no grupo Joelho de Porco. Foi também integrante das bandas Momentoquatro e Som Imaginário.
José Rodrigues Trindade nasceu no Rio de Janeiro em 1947 e faleceu em São Paulo, em 2009. Iniciou a carreira ainda na adolescência, com o grupo Momentoquatro, formado por amigos de colégio. Com ele, acompanhou diversos cantores em shows e apresentações em festivais da canção (lembrando que um desses músicos foi Edu Lobo). Mais tarde, passou a tocar no Som Imaginário, um grupo de acompanhava o cantor Milton Nascimento em suas apresentações.
O reconhecimento como cantor começou quando formou com os músicos Luiz Carlos Sé e Gutemberg Guarabyra o trio Sá, Rodrix e Guarabyra na década de 70. Em 1973, resolveu lançar carreira solo, tocando em shows de músicos variados e shows próprios. Foram oito discos-solos, sendo um deles o já citado Quando Será?.
Durante os anos 80, Zé Rodrix fez parte do grupo Joelho de Porco. Mas ele se tornou querido no meio artístico e publicitário por um motivo bem especial: era um excelente compositor de jingues e trilhas sonoras. Entre 89 e 96, por exemplo, compôs as trilhas de várias espetáculos, entre os quais Não Fuja da Raia, estrelado pela atriz Cláudia Raia.
No início dos anos 2000, voltou a se apresentar com a dupla Sá e Guarabyra, inclusive no mega-festival Rock in Rio. Mais tarde, lançou um single em parceria com a mesma dupla, para a novela Revelação, do SBT. Aliás...
Rodrix compôs gravou trilhas para diversas novelas, entre as quais Cambalacho, O Espigão e Corrida do Ouro. Mas...
Em 22 de maio de 2009, Zé Rodrix sofreu um ataque cardíaco fulminante. Chegou a ser levado às pressas para o hospital, onde veio a falecer. Deixou um vazio imenso na história da MPB, pois não era apenas autor de músicas populares, mas de canções para todo tipo de espetáculo, seja da TV, cinema ou palco.

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário