03/06/2018

DAKTARI: UMA SÉRIE COM PEGADA ECOLÓGICA EM PLENA DÉCADA DE 60



Todos que acompanharam o seriado Daktari durante os anos 1960 e 1970 devem se lembrar muito bem de um personagem secundário: Clarence, o leão vesgo. Ele enxergava sempre duplicado – com o detalhe de que esse problema de visão era mostrado através de um efeito de câmera – e tinha dificuldade para caçar, sendo adotado por doutor Tracy? Mas quem era dr. Tracy?
Dono de uma clínica veterinária no coração da África, dr. Tracy era o médico protagonista do seriado Daktari. Além de enfrentar caçadores clandestinos, ele vez ou outra tinha que lidar com animais machucados que se tornavam violentos.
Daktari foi uma série criada pelo húngaro naturalizado americano Ivan Tors, o mesmo que criou Flipper e Aventuras Submarinas. Era uma série sobre a natureza feita numa época em que as discussões sobre meio ambiente ainda estavam longe de se tornar comuns. O próprio Tors passara grande parte de sua vida tentando conscientizar o público norte-americano sobre a preservação da natureza.
A série era baseada no longa-metragem Clarence, the Cross Lion – algo como Clarence, o Leão Vesgo –, feito justamente para o felino com problemas de visão. Na série, ele aparecia muitas vezes em companhia da chimpanzé Judy (que atuou em outras produções, entre as quais Lancelot Link).
Daktari estreou nos Estados Unidos em 1966, permanecendo no ar até 1969. Ao todo, teve quatro temporadas com cerca de 45 minutos cada episódio. No Brasil, foi exibida pela Rede Globo.
Daktari significa “médico” no idioma africano swahili.

Nenhum comentário:

Postar um comentário