08/06/2018

KARATE KID, O MEGA SUCESSO DOS ANOS 80 QUE ATRAVESSOU GERAÇÕES



É difícil de acreditar, mas o filme Karate Kid é ainda hoje reprisado na sessão da tarde. Caso você não lembre, ele estreou no Brasil em setembro de 1984.
Com Ralph Macchio e Pat Morita no elenco principal, Karate Kid foi lançado nos cinemas, fitas VHS, DVD e blu-ray. Foi ainda exibido em diversos canais por assinatura, além de reprisado exaustivamente na Globo.
Karate Kid foi bem recebido pelo público quando chegou aos cinemas. Embora não tenha deixado nenhum crítico maravilhado, também foi bastante elogiado nos jornais. Além da história simples (lembrando que se trata de um filme para adolescentes do tipo “high school”). Como consequência, criou um modismo em torno das artes marciais. Levou milhares de jovens a procurarem aulas de artes marciais orientais em suas cidades. Diversos produtos – de capas de cadernos a jogos eletrônicos, passando pelas figuras de ação – com os personagens foram lançados no mercado.
Karate Kid conta as dificuldades do jovem Daniel Larusso (Ralph Macchio) para se adaptar a uma nova cidade após de mudar para lá com a mãe. As coisas se tornam ainda mais difíceis quando conhece uma garota por quem se apaixona, é correspondido e... tem que encarar o ex-namorado ciumento dela! Um verdadeiro casca-grossa! Atormentado pelo sujeito, procura a ajuda do senhor Miyagi (Pat Morita), um idoso de origem japonesa que o livra de uma gangue. Determinado a torná-lo um faixa preta em artes marciais, o senhor Miyagi transmite os seus conhecimentos quase diariamente para Daniel. Chamava a atenção os seus métodos, que incluía atividade comuns do cotidiano do rapaz.
A boa recepção de Karate Kid pela crítica levou Pat Morita a concorrer ao Oscar e Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante de 1985. Inspirou também os produtores a lançar duas sequências ainda nos anos 80 e uma nova história durante os 90 (Ralph Macchio foi substituído por Hillary Swank). Um remake foi produzido em 2010, com Jackie Chan no lugar de Morita e Jaden Smith substituindo Macchio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário