18/06/2018

O PROFETA, A VIAGEM E OUTRAS NOVELAS ESPIRITUALISTAS DE IVANI RIBEIRO

 
O nome verdadeiro da escritora e novelista Ivani Ribeiro era Cleide Freitas Alves Ferreira.

Cleide Ferreira nasceu na cidade de São Vicente e viveu a maior da vida em São Paulo.

Cleide, ou Ivani, começou sua carreira de roteirista na Rádio Educadora, onde escreveu textos para diversos tipos de programas, incluindo versões para o rádio de filmes e novelas famosas.

A primeira telenovela diária de Ivani foi Corações em Conflito, transmitida pela TV Tupi em 1963. Detalhe: tratava-se de uma adaptação de uma novela de sua autoria escrita para o rádio.

No final da década de 1960, começou a trabalhar para a TV Excelsior, onde chegou a escrever 13 novelas seguidas. Um dos seus maiores sucessos nessa antiga emissora foi A Deusa Vencida.

De volta para a TV, escreveu no início da década de 1970, um dos seus maiores sucessos: Mulheres de Areia. Com Eva Wilma no elenco principal, Mulheres de Areia chegou a incomodar bastante a concorrente Rede Globo em virtude da audiência.

Na segunda metade da mesma década, escreveu duas outras novelas de grande impacto: A Viagem e O Profeta. O detalhe é que ambas tratavam de temas espirituais, que exigiram a assessoria de diversos líderes religiosos, entre os quais o médium Chico Xavier.

A Viagem e O Profeta provocaram tamanho impacto que inspiraram outras novelas de temática espírita nas emissoras concorrentes, sendo uma das primeiras O Todo Poderoso, escrita por Carlos Lombardi, Nei Marcondes e Edi Lima, e levada ao ar entre 1979 e 1980.

A trama de A Viagem foi inspirada nos livros Nosso Lar e A Vida Continua, ambos escritos pelo médium Chico Xavier. Convém lembrar que Nosso Lar foi também levado aos cinemas durante os anos 2000.

A Viagem contou com um elenco de grande peso – e que pouco tempo seria contratado pela Globo: Eva Wilma, Tony Ramos, Ewerton de Castro, Irene Ravache, Cláudio Correa e Castro, Carlos Alberto Riccelli, Kadu Moliterno e Rolando Boldrin.

O Profeta também teve um elenco de peso. Além de Carlos Augusto Strazzer, trabalharam na trama nomes como Rolando Boldrin, Cláudio Correa e Castro, Débora Duarte, Márcia de Windsor, Irene Ravache, John Herbert, Ana Rosa, Walter Forster e Heber Camargo, que fez uma pequena ponta.

Também com uma trama espírita, a novela O Profeta ajudou a alavancar a carreira do cantor Antônio Marcos em virtude da música Quem dá Mais?.

A Viagem e o Profeta não foram as únicas novelas com temática religiosa de Ivani Ribeiro. Antes, ela tinha escrito O Terceiro Pecado, levada ao ar pela TV Excelsior.

Combalida em virtude dos problemas financeiros – e desesperada para angariar audiência –, a Tupi reprisou O Profeta em 1980. Infelizmente, a emissora entraria em falência pouco tempo depois.

Carlos Augusto Strazzer ganharia o troféu de melhor ator de 1977 dado pela APCA, Associação Paulista de Críticos de Arte, em virtude da sua interpretação em O Profeta.

Ivani Ribeiro transferiu-se para a Globo no início dos anos 80. Sua primeira novela na emissora foi Final Feliz, transmitida em 1982.

Na Globo, Ivani escreveu uma novela espiritualista chamada O Sexo dos Anjos, em que conta a história de amor entre um anjo e um mortal.

Na Globo, Ivani reescreveu as novela Mulheres de Areia, A Viagem e O Profeta. O maior sucesso foi a nova versão de A Viagem, com Cristiane Torloni no papel que foi de Eva Wilma, e Antônio Fagundes no papel antes interpretado por Altair Lima.

A nova versão de A Viagem foi vendida para diversos países, além de reprisada em Vale a Pena Ver de Novo. Chegou também a ser transmitida no canal de flash backs Viva.

Ivani Ribeiro faleceu em 1995, aos 73 anos, em virtude de problemas renais decorrentes de uma diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário