10/05/2018

GHOSTBUSTERS, O FILME SOBRE FANTASMAS QUE CONQUISTOU O PÚBLICO DOS ANOS 80



É quase impossível definir se o filme Os Caça-Fantasmas é um suspense, uma ficção-científica ou uma comédia. O correto seria dizer que é uma mistura disso tudo, e bem divertida.
Os Caça-Fantasmas obteve uma recepção calorosa, tanto da parte do público quanto da crítica, quando foi lançado. Levou milhões de pessoas aos cinemas e motivou Hollywood a realizar uma continuação e duas séries animadas.
Lançado em 1984, Os Caça-Fantasmas levou o cantor Ray Parker Jr. aos primeiros lugares das paradas de sucesso com a música-tema. Contribuiu também de forma significativa para as carreiras de Sigourney Weaver, Bill Murray, Dan Akroyd, Harold Ramis e Rick Moranis. E mais ainda: inovou com diversos efeitos visuais, chegando a ser indicado ao Oscar nessa categoria.
Ghostbusters, seu nome em inglês, foi dirigido por Ivan Roitman e roteirizado por Dan Akroyd e Harold Ramis (uma curiosidades desconhecida pela maior parte dos fãs do filme). A trilha sonora ficou a cargo de Elmer Bernstein, um dos mais famosos compositores do cinema da época.
A trama girava em torno de um grupo de amigos que resolve criar uma empresa de “caça-fantasmas” depois que uma série de incidentes paranormais passa a assustar a população de Nova York. De início, os clientes são escassos, mas com o passar do tempo começam a se tornar frequentes. Isso ocorre quando uma secretária pede ajuda aos Ghostbuster para capturar uma criatura verde que assusta os hóspedes do hotel onde trabalha. Com suas mochilas de prótons, eles conseguem capturar a criatura. O número de clientes dispara, contudo... Eles acabam descobrindo que a grande quantidade de fenômenos paranormais está ligando a uma espécie de deus da destruição chamado Gozer. Ao investigar melhor o caso, descobrem também uma espécie de portal de onde os fantasmas e o próprio Gozer estavam surgindo. O lado engraçado da história é que tentam esvaziar suas mentes para impedir que o deus-demônio “encarne” na forma imaginada por eles, mas não dá certo. Gozer surge na forma de um gigantesco homem de marshmalow com roupas de marinheiro.
A divertida história levou os estúdios a tentarem uma sequência, levada aos cinemas cinco anos depois. Pena que não tenha feito o mesmo sucesso.
Em 2016, foi lançado um remake com protagonistas femininas, mas também sem a mesma repercussão da versão original.
De qualquer forma, Ghostbuster foi um dos filmes mais vistos em VHS e, como era de se esperar, na Sessão da Tarde. Assim como Karate Kid, A Lagoa Azul e outras produções dos anos 80, ele foi incessantemente reprisado pela Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário