06/05/2018

É PROIBIDO COLAR, O GAME SHOW QUE CONQUISTOU OS ADOLESCENTES DOS ANOS 80


 
O game show É Proibido Colar foi exibido pela TV Cultura entre maio de 1981 e dezembro de 1983. Apresentado por Antônio Fagundes e Clarice Abujamra, ele consistia numa série de disputas entre colégios do estado de São Paulo.
Com refrão “A nossa escola é boa, é boa/Nós viemos pra ganhar/A nossa escola é boa, é boa/É proibido colar” na abertura, o programa logo conquistou o público juvenil paulista e de outros estados (lembrando que as transmissões da TV Cultura eram mais restritas nessa época). As plateias eram formadas por adolescentes com cartazes e uniformes com cores diferentes para cada equipe. E as equipes, por sua vez, eram formadas por três escolas participantes.
As provas testavam tanto as habilidades físicas quanto as intelectuais dos estudantes. Entre os quadros, vale lembrar do Teste de Conhecimentos, que testava os participantes com uma bagatela de perguntas e respostas. Haviam ainda provas como o Jogo da Mímica, Jogo da Arca e Jogo da Memória, entre outras. O detalhe é que o programa durava cerca de quatro horas.
Uma das provas mais competitivas era o Seção Livre, em que cada colégio apresentava um número musical ou teatral a ser submetidos por um júri bastante rigoroso.
Curioso foi que ele ajudou a revelar o apresentador Gerson de Abreu, que mais tarde apresentaria o programa X-Tudo.
Apesar da excelente audiência, o É Proibido Colar não durou muito tempo. Foi tirado do ar em 1983, deixando milhares de fãs inconformados. Antônio Fagundes só voltaria a apresentar outro programa anos depois, na TV Globo. Já Clarice Abujamra, prosseguiu sua carreira de atriz, participando de filmes, novelas e peças de teatro.

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário