22/05/2018

CALVIN E HAROLDO, A DUPLA QUE CONQUISTOU OS FÃS DE QUADRINHOS



Entre os personagens mais populares das tirinhas de jornais atualmente, vale lembrar de Garfield, Hagar, Turma da Mônica, Snoopy, Dilbert, Mafalda e, claro que não podia faltar, a dupla Calvin e Haroldo.
Criados nos Estados Unidos pelo cartunista Bill Watterson, Calvin e Haroldo (Calvin e Hobbes, em Portugal) possuem milhões de fãs ao redor do mundo. Não sem motivos. Suas tirinhas são publicadas em pelo menos dois mil jornais.
A primeira tira de Calvin e Haroldo foi publicada em 18 de novembro de 1985, com grande repercussão. Nem bem se passaram dois anos e Watterson já era um dos cartunistas mais elogiados dos Estados Unidos. Mas qual a temática dos quadrinhos de Calvin e Haroldo?
Calvin é um garoto de seis anos muito esperto que tem como principal companheiro o seu tigre de estimação, com quem lida como se fosse um animal de verdade (ou um animal com características bastante humanas). Para as pessoas, Haroldo não passa de um bicho de pelúcia, mas para Calvin, é um companheiro de aventuras. O interessante é que muitas vezes ambos vivem experiências que conduzem o leitor a reflexões profundas sobre a vida.
Sobre Calvin e Haroldo vale ainda lembrar de alguns curiosidades. Seus nomes foram inspirados no clérigo protestante suíço João Calvino e no filósofo inglês Thomas Hobbes (um detalhe: ambos possuíam visões obscuras da natureza humana, embora Watterson diga que os escolheu apenas como piada). Calvin teria, além disso, surgido como personagem secundário de outra tirinha, que acabou sendo abortada.
Watterson se dedicou às tiras por cerca de oito anos, prometendo interrompê-las algumas vezes. A última e definitiva tira foi publicada em 1995, mostrando um Calvin encantado com a neve (lembrando que foi a de número 3.160).
O curioso é que o autor em nenhum momento pensou em lucrar com merchandising com os personagens. Por isso que não vemos tantos produtos inspirados na dupla, ao contrário de Snoopy, Garfield e outros personagens dos quadrinhos.
O fato é que Calvin e Haroldo encantaram uma geração inteira com suas tiradas de humor e sacadas filosóficas. E o mais provável que continue inspirando muitas outras gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário