30/10/2009

1980, O ANO DE RITA LEE


Afinal, é correto afirmar que 1980 foi o ano de Rita Lee? Presumo que não. Todos os anos são anos de Rita Lee. Ela faz sucesso desde a década de 1960, quando integrou o grupo Os Mutantes. Seu primeiro disco solo foi lançado em 1970, quando ainda era integrande do grupo. Desde então, Rita tem lançado disco atrás de disco. Mas, o apogeu da carreira ocorreu, sem dúvida, entre o final dos anos 70 e o início dos 80.
Em 1978, Rita lançou Babilônia, que foi seguido por Rita Lee (1979), Rita Lee (1980), Saúde (1981), Rita Lee e Roberto de Carvalho (1982) e Bombom (1983). A eles seguiram-se muitos outros. Os maiores hits de Babilônia foram Miss Brasil 2000 e Jardins da Babilônia. Do Rita Lee de 1979 os grandes sucessos foram Papai Me Empresta o Carro, Chega Mais, Arrombou a Festa II, Mania de Você e Doce Vampiro. A canção Mania de Você tocou insistentemente em um comercial de TV do jeans Ellus. Meio mundo ficou escandalizado com as cenas de um casal tirando a roupa em uma piscina. Em 1980, Rita emplacou Baila Comigo, Ôrra meu, Lança Perfume e Nem Luxo, Nem Lixo. Mais tarde, uma versão instrumental de Baila Comigo abriria uma novela de mesmo nome na Globo. Lança Perfume foi o nome de um show que percorreu o Brasil inteiro. As músicas mais tocadas de Saúde, de 1981, foram Mutante, Banho de Espuma, Atlântida e Saúde. Rita Lee e Roberto de Carvalho, de 1982, foi outro grande sucesso. Flagra e Vote em Mim foram os maiores hits. Finalmente, Bombom emplacou On the Rocks (com um dos melhores solos de guitarra do rock brasileiro) e Desculpe o Auê.
O presidente da República era João Batista Figueiredo quando o Rita Lee de 1980 foi lançado. Os assuntos mais discutidos daquele ano foram os jogos olímpicos de Moscou, as greves no ABC e a visita do Papa João Paulo II ao Brasil. Rita deve ter acompanhado as notícias sobre a turnê do papa. E quem não acompanhou? Nada, porém, chamou tanto a atenção quanto a morte dos ex-Beatles John Lennon. Foi um choque. Lennon foi assassinado por um maluco na porta do prédio onde morava.
Entre gravações de clipes, entrevistas e shows, Rita deve ter ouvido muito sobre a apresentação do cantor Frank Sinatra no Maracanã e sobre a nova grande estrela da MPB: Fagner. O cearense Raimundo Fagner era muito popular na época. Noturno, uma de suas músicas abriu a novela Coração Alado, da saudosa Janete Clair. Outra estrela que arrebentou nas paradas foi Gal Costa. Chico Buarque revoltou as “Genis” brasileiras. Elas ficaracam indignadas com a música Geni e o Zepelin, cujo refrão era “Taca pedra na Geni/Taca bosta na Geni/Ela é feita prá apanhar/Ela é boa de cuspir”.
Um dos maiores sucessos da TV naquele ano foi o MPB 80, transmitido pela Rede Globo. Dezenas de compositores e cantores participaram do festival. Ao final, a música vencedora foi Agonia, cantada por Osvaldo Montenegro. Que faturou o segundo lugar foi Amelinha, com a música Foi Deus Quem Fez Você. Jessé não chegou nas primeiras colocações, mas foi agraciado com o prêmio de melhor intérprete masculino e ainda botou Porto Solidão nas paradas de sucesso.
Baby Consuelo foi outra cantora popular em 1980. Menino do Rio, uma composição de Caetano Veloso, tocou na abertura da novela Água Viva. A abertura de Olhai os Lírios do Campo, transmitida às 6h00 da tarde, foi musicada por Fábio Jr. e Chega Mais, do horário das sete, por ninguém menos que Rita Lee.
Em 1980, o Brasil inteiro se perguntava quem matou o personagem Miguel Fragonard, da novela Água Viva. Tinha ódio de J.R., o vilão do seriado norte-americano Dallas. E as crianças conheceram um personagem chamado Bozo, escalado para comandar um programa infantil na TVS.
No cinema, as maiores bilheterias foram: A Lagoa Azul (com a adolescente Brooke Shildes), Em Algum Lugar do Passado (estrelado pelo ex-Superman Chrystopher Reeve), Fama, e Bye, Bye Brasil. O Império dos Sentidos, do japonês Nagisa Oshima, com suas cenas de sexo explícito, atiçou a curiosidade dos cinéfilos e a ira dos conservadores.
Rita provavelmente não dispunha de muito tempo para ler. Se leu alguma coisa, provavelmente foi O Que é Isso, Companheiro? do ex-exilado político Fernando Gabeira. Ou, quem sabe, deve ter folheado O Crepúsculo do Macho, do próprio Gabeira. O fato é que boa parte do Brasil leu Fernando Gabeira, Jorge Amado, Frederick Forsyth, Fernando Sabino e Alfredo Syrkis.
Não sei se Rita se Rita Lee fumava ou bebia. Se fumava, deve ter experimentado o cigarro Galaxy, o mais vendido na época. Se bebia, provavelmente degustou a vodca Eristoff.
A garotada de 1980 consumiu o jogo eletrônico Genius em massa. A mão-biônica, uma espécie de mão de brinquedo, também vendeu como água. As meninas gostavam de bonecas em miniatura como a Fofolete e a Miudinha.
Rita não deve ter dado muita bola para os Genius. Na intimidade, ela se distraía assistindo o Jornal Nacional na TV National Panacolor. Ou teria sido Philco? Ou Sharp, outra marca popular no início dos 80?
Os produtos mais vendidos para o lar eram grills. A lavadora de roupas Lavínia foi bastante popular. A marca de geladeiras Frigidaire tinha muita saída em redes de lojas como Mappim e Casas Bahia. Entre os aparelhos de som, os campeões de vendas eram os das marcas National, Philips, CCE e Polyvox.
Os maior modismo de 1980 foram os patins. A tanga e o topless causaram furor nas praias (Alguém lembra de Fernando Gabeira usando tanga?). Os óculos de sol Porsche e Carrera também foram hits. Mas nada comparado com os patins! Nem as pulseiras Sabona venderam tanto. Exércitos de patinadores tomaram a orla carioca e as calçadas de São Paulo. Patinadores apareceram no clipe da música Xanadu, de Olivia Newton-John, e de Lança Perfume de Rita Lee. Aliás, a própria Rita aparece de rodinhas nos pés.
O LP Rita Lee vendeu mais de 400 mil cópias. A turnê Lança Perfume lotou casas de shows. Uma das mais cheias foi o Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. Rita foi convidada para fazer comerciais de TV, estrelar especiais na Globo e fazer shows no exterior. E assim tem sido nos anos seguintes. Rita nunca saiu de moda. O ano de 1980, com suas modas e modismos se foi, mas Rita Lee continua.

2 comentários:

  1. Anônimo8/7/10

    A Rita Lee fumava, sim, pelo menos na década de 70. Vi num site sobre motociclismo uma foto dela, onde, numa competição, ela atuou como cronometrista do seu marido à época (Arnaldo Dias Baptista), Nessa foto, ela está sentada (creio que no autódromo de Interlagos) com uma prancheta no colo e um cigarro entre os dedos.

    ResponderExcluir
  2. Os melhores bares, as melhores feirinhas de arte, os melhores doces (última atualização!!) e tudo o que São Paulo oferece de bom.
    Dicas de passeios e turismo para quem vem e quem está na cidade de São Paulo.

    Tudo isso no blog Vem Ver Sampa.

    http://vemversampa.blogspot.com

    ResponderExcluir