16/10/2009

O QUE FAZÍAMOS EM 1985


1985 foi o ano do primeiro Rock in Rio. Se apresentaram no mesmo festival cantores como James Taylor, Nina Hagen e grupos como AC/DC, Whitesnake e Iron Maiden.
Um dos patrocinadores do evento foi a cerveja Malt 90, que, aliás, não demorou muito para desaparecer do mercado. O Rock in Rio foi assunto de capa da revista Veja, virou especial da Rede Globo e assunto nas rodinhas de conversa juvenis.
Foi pelo Rock in Rio que o Brasil tomou conhecimento dos “metaleiros”, tribo que adorava (e ainda adora!) ouvir bandas de heavy metal como Iron Maiden, Judas Priest, Blcak Sabath, AC/DC, Scorpions e Manowar, entre outras. Em São Paulo, os metaleiros costumavam se reunir na Woodstock Discos e na Grandes Galerias – também conhecida como Galeria do Rock.
Em 1985, o cantor Michael Jackson ainda desfrutava do sucesso do disco Thriller, lançado três anos antes. Em parceria com Lionel Richie, Michael compôs a música We Are The World para ajudar as vítimas da fome na África. Para levar a cabo o projeto, convidaram alguns dos maiores icones da música norte-americana da época: Bob Dylan, Bruce Springteen, Kim Carnes, Cindey Lauper, Tina Turner, Steve Wonder, Kenny Rogers e Bob Dylan, entre outros.
Bruce Springteen ocupava as paradas de sucesso com as músicas Born in USA, Glory Days e Dancing en the Dark.
O grupo Menudo conquistou um mar de adolescentes com hits como Não se Reprima e If You not Here. A menudomania lotou estádios, dominou as rádios e vendeu dezenas de produtos com a marca dos meninos de Porto Rico.
O rock brasileiro vivia um grande momento. Tanto que as músicas hits do verão foram do Óculos (do Paralamas do Sucesso), Inútil (Ultraje a Rigor) e Será (Legião Urbana).
Os filmes que mais bombaram no cinema foram Rambo II – A Missão, O Exterminador do Futuro e Amadeus. Entre os filmes brasileiros, os campeões de bilheteria foram Os Trapalhões no Reino da Fantasia e A Filha dos Trapalhões.
Na TV, Roque Santeiro se transforma numa das novelas de maior sucesso de todos os tempos.
As notícias que mais deram o que falar foram a morte repentina do recém-eleito presidente Tancredo Neves e o terremoto que sacudiu a Cidade do México.

2 comentários:

  1. Anônimo17/3/12

    E foi o ano que o Coritiba foi campeão brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. Augusto Cezar Lima Queiroz21/4/15

    Uma década fenomenal... Minha adolescência...

    ResponderExcluir