28/10/2015

GALERIA DISNEY E OUTROS ÁLBUNS DE FIGURINHAS QUE VIRARAM MANIA

Lançado pela editora Abril em 1976, o álbum de figurinhas Galeria Walt Disney fez um sucesso avassalador. Milhões de figurinhas foram vendidas em poucos meses. Foi uma verdadeira febre (uma das poucas ocasiões em que um álbum que virou mania entre crianças e adultos não era sobre a Copa do Mundo).
Motivada, a Abril lançou vários álbuns com os personagens Disney nos anos seguintes. Um deles era o Show Disney (figurinhas sobre profissões); outro foi o Disney de A a Z.
Em 1979, a garotada comprou aos montes o álbum Turma da Mônica. Além de apresentar os personagens de Maurício de Souza, ele tinha um atrativo especial: figurinhas "transferíveis". Estava em moda naquela época um tipo de poster com personagens que podiam ser sobrepostos em qualquer lugar (inclusive no caderno), chamado Transfer.
No início dos anos 1980, foi lançado em São Paulo um álbum chamado Turma do Paulistinha. Bastava trocar determinados valores em notas fiscais pelos pacotinhos de figurinhas. Ninguém precisava comprar nada, e o que é melhor: ele sorteava prêmios como aparelhos de TV e automóveis.
Ainda na década de 1980, entrou em moda um tipo de álbum com figurinhas que reproduziam capas de discos de rock. Um deles foi o Rock Stamp.


Veja esses e outros álbuns que viraram mania nacional entre 1975 e 1985.














Nenhum comentário:

Postar um comentário