09/05/2012

MAPPIN, MESBLA E OUTRAS MARCAS QUE DEIXARAM SAUDADES

O Mappin foi uma das mais tradicionais lojas de departamentos de São Paulo. Surgiu em 1913 e fechou em 1999, depois de 86 anos de atuação. Foi, juntamente com a Mesbla, Lojas Brasileiras, Casa Fretin, Botica Ao Veado D’Ouro, Ducal e outras lojas, uma das principais referências do comércio do Centro velho da cidade.
A famosa loja do Mappin da Praça Ramos de Azevedo foi durante algum tempo, uma filial do Extra. Mais tarde, virou ponto da Casas Bahia (que permanece até hoje).
Embora tenha deixado o mercado há mais de uma década, a marca Mappin continua viva na memória de muitos saudosistas. Assim como continuam outras marcas famosissímas: Banco Nacional, Atma, Trol, Ultralar, Tamakavi, Casas Buri, Lojas Brasileiras, Hermes Macedo, Comind, Bamerindus, Peg & Pag (rede de supermercados citada na música Gitá, de Raul Seixas), Atlantic, Cica, Peixe, Hi Fi, Telesp e Armour, entre outras tantas.
Abaixo, você pode conferir como eram os logotipos de algumas dessas empresas que foram símbolos de um Brasil (e uma São Paulo) que não volta mais.




















Um comentário:

  1. ELISEU3/4/13

    OLA PESSOAL, POSSUO CARNES DE PAGAMENTO DAS LOJAS ARAPUÃ, TAMAKAVI E MAPPIM.
    SE ALGUEM SOUBER DE COLECIONADORES DESSE TIPO DE MATERIAL ME DIGAM, ABRAÇOS.
    OBS: TAMBÉM POSSUO COLEÇÃO DE SELOS E NOTAS ANTIGAS.

    ResponderExcluir