30/09/2010

GIBIS ANTIGOS... QUE SAUDADES!!

Lembra-se da Editora Vecchi? Quem foi criança nas décadas de 70, 60 e 50 deve lembrar, com certeza. Os gibis da Vecchi marcaram a nossa infância, assim como os de editoras que não existem mais como a EBAL e a RGE (Rio Gráfica e Editora).
A editora Vecchi publicou diversos gibis, entre eles Tex, Mad, Gasparzinho, Gansola e Pesadelo (da linha de pesadelos). Poucas pessoas sabem, mas a Vecchi durou exatos 80 anos. Ela foi inaugurada em 1903 e encerrou as atividades em 1983.
Outra editora cujos gibis a garotada dos 70, 60 e 50 costumava comprar nas bancas era a EBAL (Editora Brasil-América). Eram títulos como Príncipe Valente, Superman, Capitão América e Tarzan(que você pode conferir abaixo). O detalhe é que a EBAL foi a primeira editora a lançar os títulos da DC e da Marvel no Brasil. A EBAL durou até 1995.
Conhecida pelas revistas Bloch, Desfile e Amiga, a antiga Editora Bloch também publicava gibis. A Bloch lançou títulos na linha de terror e de super-heróis, como Homem-Aranha.
A RGE – Rio Gráfica e Editora apenas mudou de nome, passando a se chamar Editora Globo. Publicou diversos quadrinhos nos anos 70 como Ferdinando, Pimentinha, Mandrake e Fantasma. A aceitação do Fantasma levou-a a publicar um álbum de figurinhas só do “espírito que anda”.
A editora Abril publicou dezenas de títulos em quadrinhos ao longo dos seus 60 anos. O primeiro gibi da editora foi O Pato Donald. Comandada pela família Civita, a Abril é mais conhecida por revistas como Veja, Quatro Rodas, Cláudia, Nova e Super Interessante. Mas ela já lançou gibis da Marvel, DC, Hanna-Barbera, Warner Bros e Maurício de Souza Produções.
Nos anos 70, a Abril levava às bancas histórias em quadrinhos com personagens que estavam na moda como A Pantera Cor-de-Rosa, O Gordo e o Magro, Pernalonga e Luluzinha. Os gibis de Faísca e Fumaça e Satanésio também fizeram parte de seu portfolio.
Abaixo, você poderá conferir (e matar saudades!) uma série de capas de gibis vendidos em bancas entre o início dos anos 70 e começo dos 80.




































15 comentários:

  1. Anônimo10/6/12

    que saudade destas revistinhas! gostaria de saber como adquir-las.

    ResponderExcluir
  2. Elas podem ser facilmente encontradas em sebos e, principalmente, feiras de antiguidades. Também existem sites de venda de publicações antigas.

    ResponderExcluir
  3. Viajei no tempo, agora. Que saudade da infância. Eu devorava e adorava TODOS esses gibis, SEM EXCEÇÃO. É uma pena que as crianças atualmente não tenham o hábito dessa deliciosa leitura que são os quadrinhos. Obrigado pelo post. Nota Mil.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3/7/13

    Olá tenho gibis do “O Tico Tico” , devo ter umas 100, entre os anos 1932 e 1939, você teriam interesse em comprar estes gibis? Se sim, favor entrar em contato comigo pelo celular 11 9 9886 1994, ou email lilica_martins@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Dirceu11/9/13

    Que Saudade, anos dourados da molecada, infelizmente hoje em dia eles estão em outra...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo20/6/14

    acho muito legal,tb possuo gibis antigos.

    ResponderExcluir
  7. Caros amigos, procuro por gibi do GANSOLINO, faroeste: PANCHO SALINAS e o volume de estórias infantis da BARSA (capa vermelha), grato Francisco Cunha.

    ResponderExcluir
  8. Amei ler esta página! Saudades da infância inocente. Revi as capas dos gibis que adorava ler. Tempos bons!!!!

    ResponderExcluir
  9. Alguém da antiga (anos 50) lembra de personagem chamado Saturnino, o viajante camarada, que era publicada como encarte de uma outra revista?

    ResponderExcluir
  10. Alguém da antiga (anos 50) lembra de personagem chamado Saturnino, o viajante camarada, que era publicada como encarte de uma outra revista?

    ResponderExcluir
  11. manuel23/2/17

    em 1960, em morava na alameda jaú, travessa da avenida brigadeiro luis
    antonio,jd. paulista, sp. em frente ao hospital IAPC, hoje hospital brigadeiro, havia uma banca de jornais,eu fiz amizade com o dono da banca, cujo nome não me lembro e quando não estava na escola eu ficava
    nessa banca e lia todos os gibis existentes na época, foi lá que eu adquiri o hábito da leitura, que cultivo até hoje, felizmente os meus
    filhos (4) também adquiriram esse hábito

    ResponderExcluir
  12. Muito legal o post. Nostalgia pura. Adoro gibis. Li este post que completa bem suas informações. Deixo como sugestão. https://ano70.com.br/gibis-dos-anos-70/

    ResponderExcluir
  13. tem muitas delas na www.hqcolecoesecomics.com.br

    ResponderExcluir
  14. Sou tbm deste tempo meu pai trabalhava na bloch editores na década de 70e canhava cortesias de gibis dos super heróis aí eu comecei a ler até hoje leio gibis pena que hj tem poucos títulos nas bancas acho que devo ter uns 450 gibis de vários gêneros

    ResponderExcluir
  15. Alguém sabe informar sites que fazem reproduções de gibins antigos?

    ResponderExcluir