30/09/10

GIBIS ANTIGOS... QUE SAUDADES!!

Lembra-se da Editora Vecchi? Quem foi criança nas décadas de 70, 60 e 50 deve lembrar, com certeza. Os gibis da Vecchi marcaram a nossa infância, assim como os de editoras que não existem mais como a EBAL e a RGE (Rio Gráfica e Editora).
A editora Vecchi publicou diversos gibis, entre eles Tex, Mad, Gasparzinho, Gansola e Pesadelo (da linha de pesadelos). Poucas pessoas sabem, mas a Vecchi durou exatos 80 anos. Ela foi inaugurada em 1903 e encerrou as atividades em 1983.
Outra editora cujos gibis a garotada dos 70, 60 e 50 costumava comprar nas bancas era a EBAL (Editora Brasil-América). Eram títulos como Príncipe Valente, Superman, Capitão América e Tarzan(que você pode conferir abaixo). O detalhe é que a EBAL foi a primeira editora a lançar os títulos da DC e da Marvel no Brasil. A EBAL durou até 1995.
Conhecida pelas revistas Bloch, Desfile e Amiga, a antiga Editora Bloch também publicava gibis. A Bloch lançou títulos na linha de terror e de super-heróis, como Homem-Aranha.
A RGE – Rio Gráfica e Editora apenas mudou de nome, passando a se chamar Editora Globo. Publicou diversos quadrinhos nos anos 70 como Ferdinando, Pimentinha, Mandrake e Fantasma. A aceitação do Fantasma levou-a a publicar um álbum de figurinhas só do “espírito que anda”.
A editora Abril publicou dezenas de títulos em quadrinhos ao longo dos seus 60 anos. O primeiro gibi da editora foi O Pato Donald. Comandada pela família Civita, a Abril é mais conhecida por revistas como Veja, Quatro Rodas, Cláudia, Nova e Super Interessante. Mas ela já lançou gibis da Marvel, DC, Hanna-Barbera, Warner Bros e Maurício de Souza Produções.
Nos anos 70, a Abril levava às bancas histórias em quadrinhos com personagens que estavam na moda como A Pantera Cor-de-Rosa, O Gordo e o Magro, Pernalonga e Luluzinha. Os gibis de Faísca e Fumaça e Satanésio também fizeram parte de seu portfolio.
Abaixo, você poderá conferir (e matar saudades!) uma série de capas de gibis vendidos em bancas entre o início dos anos 70 e começo dos 80.




































6 comentários:

Anônimo disse...

que saudade destas revistinhas! gostaria de saber como adquir-las.

Décio disse...

Elas podem ser facilmente encontradas em sebos e, principalmente, feiras de antiguidades. Também existem sites de venda de publicações antigas.

carlosromero disse...

Viajei no tempo, agora. Que saudade da infância. Eu devorava e adorava TODOS esses gibis, SEM EXCEÇÃO. É uma pena que as crianças atualmente não tenham o hábito dessa deliciosa leitura que são os quadrinhos. Obrigado pelo post. Nota Mil.

Anônimo disse...

Olá tenho gibis do “O Tico Tico” , devo ter umas 100, entre os anos 1932 e 1939, você teriam interesse em comprar estes gibis? Se sim, favor entrar em contato comigo pelo celular 11 9 9886 1994, ou email lilica_martins@hotmail.com

Dirceu disse...

Que Saudade, anos dourados da molecada, infelizmente hoje em dia eles estão em outra...

Anônimo disse...

acho muito legal,tb possuo gibis antigos.