18/01/2010

25 ANOS DE ROCK IN RIO


Os anos 80 serão lembrados como a década da new wave. Conjuntos musicais como The Pretenders, The Smiths e New Order estavam no auge do sucesso. Idem para os grupos Echo and the Bunnymen e The Cure. Quem viveu os anos 80 deve se lembrar das músicas Boys Don't Cry e In Between Days do The Cure. Mas não foi só a new wave que esteve "na crista da onda". A década de 80 também foi crucial para o heavy metal. Marcado por guitarras estridentes e baterias pesadas (ouçam Metal Church, do grupo de mesmo nome), o metal viveu dias de glória. Deff Leppard, Iron Maiden, Saxon, Kiss, Motörhead, Scorpions, Whitesnake, AC/DC e Van Halen - só para citar alguns grupos - levavam milhares de garotos e garotas a comprarem LPs aos montes na Galeria do Rock e na loja Woodstock Discos, em São Paulo. Mas havia quem preferisse o rock brasileiro. Nunca, em toda a história, o rock tupiniquim produziu tantos grupos e vendeu tantos discos. Alguns desses grupos (ou sobreviventes) continuaram na ativa por décadas, caso do Ira!, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Titãs e Kid Abelha. Mas, se perguntarmos o que marcou os anos 80 para alguém com mais de 35 anos, ele responderá: o Rock in Rio.
Realizado em janeiro de 1985, o Rock in Rio foi o maior festival de música até então ocorrido no Brasil. Foram 10 dias de shows, totalizando 90 horas de música. Entre atrações nacionais e internacionais, se apresentaram 29 cantores e grupos. O recorde de público foi no segundo (12/01), antepenúltimo (18/01) e penúltimo dia (19/01). Compareceram, em cada um desses dias 250 mil pessoas.
Como o próprio nome indica, o Rock in Rio ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, entre 11 e 20 de janeiro de 1985. Para abrigar o palco, tendas com lanchonetes e lojas e, obviamente, o espaço para o público, foi construída a chamada Cidade do Rock.
Os números do Rock in Rio impressionam até hoje. O público estimado dos 10 dias de shows foi de 1,30 milhão de pessoas. Foram consumidos 900 mil sanduíches, 500 mil fatias de pizza, 7,5 mil quilos de macarrão e mais de 1,5 mil litros de refrigerante. Dizem que, em um só dia, o McDonald's da Cidade do Rock vendeu quase 60 mil hamburgueres. Provavelmente por causa de toda essa comilança, foram usados 120 mil quilômetros de papel higiênico.
Os fãs de heavy metal foram o público mais representativo do Rock in Rio. Chamados de "metaleiros" pelos repórteres do Jornal Nacional e Fantástico, eles invadiram a Cidade do Rock para assistir as apresentações do Iron Maiden, Whitesnake, AC/DC, Scorpions e Ozzy Osbourne. Os shows mais memoráveis foram os da chamada "noite dos metaleiros", em 19 de janeiro. Whitesnake, Ozzy Osbourne, Scorpions e AC/DC se apresentaram na mesma ocasião, para a alegria dos metaleiros - que, na verdade, execravam o termo e se autodenominavam headbangers.
À princípio, alguns dos grupos convidados para tocar no Brasil, temeram pelo sucesso do festival. Mas a quantidade de nomes famosos era tamanha que os receios logo se dissiparam. O festival recebeu cobertura completa da imprensa daqui e do exterior. A repercussão foi estrondosa. Os shows foram transmitidos no final da noite pela Rede Globo.
A Cidade do Rock foi desmontada logo que terminou o festival. A chiadeira do então governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola e os problemas oriundos da desmontagem da Cidade foram alguns dos fatores que contribuíram para a demora para a realização do segundo Rock in Rio. Mas não tardou para que o Rio de Janeiro abrigasse a segunda edição do festival.
O Rock in Rio II ocorreu entre 18 e 26 de janeiro de 1991. Ocorreu no estádio do Maracanã, o que dispensou a montagem de uma segunda Cidade do Rock. A terceira versão do evento só aconteceria 10 anos depois, em 2001, dessa vez com uma nova "especialmente" montada para os shows.
Idealizado pelo empresário Roberto Medina, o Rock in Rio ganhou inúmeras versões ao longo da primeira década dos anos 2000, quase todas no exterior. Foram três em Portugal e uma na Espanha. Prevê-se mais duas edições do festival em terras portuguesas e espanholas em 2010. Atualmente corre o boato de uma nova edição brasileira em 2011, a pedido da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.
Para lembrar os 25 anos do primeiro Rock in Rio, segue a lista dos cantores e grupos que se apresentaram nos 10 dias do evento:

Primeiro dia (11/01/85) - Baby Consuelo e Pepeu Gomes, Erasmo Carlos, Ney Matogrosso, Whitesnake, Iron Maiden e Queen.

Segundo dia (12/01/85) - George Benson, Al Jarreau, James Taylor, Gilberto Gil, Ivan Lins e Elba Ramalho.

Terceiro dia (13/01/85) - Os Paralamas do Sucesso, Blitz, Lulu Santos, Nina Hagen, The Go-go's e Rod Stewart.

Quarto dia (14/01/85) - Alceu Valença, Moraes Moreira, George Benson e James Taylor.

Quinto dia (15/01/85) - Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens, Barão Vermelho, Eduardo Dusek, Scorpions e AC/DC.

Sexto dia (16/01/85) - Rod Stewart, Ozzy Osbourne, Rita Lee, Moraes Moreira e Os Paralamas do Sucesso.

Sétimo dia (17/01/85) - Alceu Valença, Elba Ramalho, Yes e Al Jarreau.

Oitavo dia (18/01/85) - Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, Lulu Santos, Eduardo Dusek, The Go-go's, The B-52's e Queen.

Nono dia (19/01/85) - Baby Consuelo e Pepeu Gomes, Whitesnake, Ozzy Osbourne, A/DC e Scorpions.

Décimo dia (20/01/85) - Erasmo Carlos, Gilberto Gil, Barão Vermelho, Blitz, Nina Hagen, The B-52's e Yes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário