13/11/2014

15 INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES SOBRE O ANO DE 1960




Em 1960, a população brasileira era de 69.730.000 de pessoas.

Um dos principais fatos de 1960 foi a inauguração da cidade de Brasília. A nova capital federal foi inaugurada pelo então presidente Juscelino Kubistcheck em 21 de abril.

Outro grande acontecimento foi a eleição de Jânio Quadros para a Presidência da República. Pouco tempo depois, Jânio renunciaria ao cargo, assumindo em seu lugar o vice João Goulart. Foi durante o governo de João Goulart que ocorreria a crise institucional que culminaria no golpe militar de 1964.

Personalidades nascidas em 1960: Arnaldo Antunes (cantor), Tilda Swinton (atriz), Ayrton Senna (automobilista), Carla Camuratti (atriz e cineasta), Renato Russo (cantor), Antonio Banderas (ator), Daryl Hannah (atriz), Diego Maradona (jogador de futebol), Sean Penn (ator), Tim Burton (cineasta), Hugh Grant (ator) e Kenneth Branagh (ator).

Mortes ocorridas em 1960: Albert Camus (escritor), Boris Pasternak (escritor) e Clark Gable (ator).

O pugilista brasileiro Eder Jofre sagrou-se campeão mundial na categoria peso-galo após vencer o mexicano Eloy Sanchez numa luta realizada em Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos.

No mesmo ano, a tenista brasileira Maria Esther Bueno tornou-se campeão de simples e duplas no Torneio de Wimbledon, na Inglaterra.

Entre as maiores novidades de 1960 estiveram a pílula anticoncepcional, a vacina oral contra a pólio, o satélite metereológico e o marcapasso cardíaco.

Entre os filmes mais falados de 1960 estão Spartacus, de Stanley Kubrick; Na Garganta do Diabo, de Walter Hugo Khouri; Se Meu Apartamento Falasse, de Billy Wilder; The Alamo, de John Wayne, e A Morte Comanda o Cangaço, de Carlos Coimbra.

O grande vencedor do Oscar de 1960 foi o filme Ben-Hur, de William Wyler. O grande astro de Ben-Hu foi o ator Charlton Heston.

O ano de 1960 representou o auge da carreira da cantora brasileira Celly Campello. Seus mais inesquecíveis sucessos foram Estúpido Cúpido e Banho de Lua. Celly era tão popular que chegou a vender até uma boneca com a sua aparência.

A cantora norte-americana Joan Baez lança o primeiro disco de sua carreira pelo selo Vanguard, que se tornou um dos discos de folk mais vendidos da história. Ao longo da carreira, Baez ganharia pelo menos seis discos de ouro.

O jazz passa por uma época de grande eferverscência. Os músicos mais populares são Miles Davis, Ray Charles, Sarah Vaughan e Duke Ellington.

O músico Chubby Checker faz um sucesso estrondoso com o twist, um ritmo musical que contagia milhões de pessoa ao redor do mundo.

Os brasileiros da época locomoviam-nos nos modelos de automóveis DKW Vemag, Simca Chambord, Renault Dauphine  e Aero Willys (fabricado pela Willys Overland).


Fonte: Mais Curiosidade. Caso queira mais informações sobre nostalgia, entretenimento e curiosidades, acesse o blog Mais Curiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário