16/07/2017

PORQUE A FALÊNCIA DO MAPPIM DEIXOU UM VAZIO NO CORAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO


A história do Mappin começou quando os irmãos ingleses Walter e Hebert Mappin fundaram a Mappin Stores na rua 15 de Novembro, no Centro velho de São Paulo. Era o ano de 1913 e a cidade possuía menos de 500 mil habitantes. Com o tempo, a loja se mudou para a Praça do Patriarca e mais tarde para a Praça Ramos de Azevedo.
Além de ser a primeira loja com vitrines de vidro na fachada, o Mappin foi a primeira a introduzir o crediário. Os clientes podiam fazer suas compras a prazo. Outra inovação foram as etiquetas com preços nas vitrines.
O Mappin iniciou sua expansão em 1969, quando inaugurou a loja da rua São Bento. Oito anos depois, foi a vez da loja da avenida São João. A primeira loja fora do Centro foi inaugurada no bairro do Itaim Bibi e a primeira fora da cidade de São Paulo foi na cidade de Santo André. Uma das novidades da loja do ABC foi que o térreo possuía lojas dos mais variados tipos, inclusive do setor de alimentação.
Nenhum loja, no entanto, superava a matriz da Praça Ramos em gigantismo. Uma das suas principais atrações era o salão de chá que funcionava no quarto andar. Com poltronas confortáveis, talheres de prata e outros itens que chamavam a atenção, ele foi durante décadas frequentado por personalidades e pessoas da elite.
As mega-liquidações do Mappin transformaram-se em tradição. Ainda hoje há quem lembre dos jingles dos comerciais de TV, que eram mais ou menos assim: “Mappin, venha correndo, Mappin/Chegou a hora, Mappin/É a liquidação”. Mas a loja enchia mesmo era durante o Natal, quando os paulistanos podiam comprar desde um par de sapatos até uma bicicleta para presentear na noite mais importante do ano.
Anúncios de página inteira com as ofertas do Mappin eram com frequência publicados em jornais como Folha de S. Paulo e Estadão. Por sinal, o Mappin tinha diversos concorrentes, entre os quais a Isnard, a Eletroradiobraz e a Mesbla.
A rede foi comandada por mais de uma década por Cosette Alves, que a vendeu em 1996 para o empresário Ricardo Mansur. Na época, ela contava com 12 lojas. Mansur tentou uma expansão agressiva com a inauguração de filiais em shoppings. Em seus últimos anos, Mappin e Mesbla, sua maior concorrente, passaram a integrar uma só rede. Mas a má administração acabou levando-a ao fundo do poço. O Mappin fechou em 1999, deixando um grande vazio no coração dos paulistanos mais velhos. A bem dizer, deixou um vazio no coração da cidade.
O prédio da praça Ramos de Azevedo foi alugado pela rede de supermercados Extra, que inaugurou o Extra-Mappin (inclusive com o tradicional salão de chá), mas esse durou pouco tempo.
A marca Mappin foi comprada pelos proprietários da rede de lojas Marabraz, que prometeram ressuscitá-la, ainda que seja apenas como loja virtual.

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