A Gurgel surgiu
em setembro de 1969 na cidade paulista de Rio Claro pelas mãos do engenheiro
mecânico João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, que sonhava em produzir uma marca
de veículos originalmente brasileira.
O primeiro
modelo fabricado pela nova empresa era um bugue de linhas modernas e avançadas
chamado Ipanema. A Gurgel tinha nessa época apenas seis funcionários. O chassi
e o motor eram produzidos pela Volkswagen.
Com produção
iniciada em 1973, o Xavante foi o primeiro produto de sucesso da marca. O
detalhe é que nessa época a Gurgel produzia pouquíssimos automóveis, chegando a
cerca de 10 por dia. Isso, no entanto, não foi empecilho para que ela começasse
a exportar seus modelos, nem a lançar novos produtos.
Em 1980, ela
fabricava 10 modelos diferentes. Entre os modelos de maior sucesso estava o
BR-800, um automóvel totalmente desenvolvido e fabricado com tecnologia
brasileira. Foi uma das primeiras experiências da empresa com veículos urbanos
(ela produzia mais jipes e utilitários). De pequeno porte e com linhas retas, o
BR-800 chamava a atenção por onde passava. Sua produção durou de 1988 a 1991.
Outro modelo
fabricado nos anos 80 foi o XEF. Também com pequenas dimensões, era um carro
totalmente urbano. Lembrava um bocado o FIAT 147. Tinha motor Volkswagen 1600 e
era vendido com motor a álcool e a gasolina.
Ainda menor foi
o Gurgel Supermini. Ele tinha linhas um pouco mais modernas em comparação com
os outros veículos da marca. Apesar da aparência, leva quatro pessoas e ainda possuía
um porta-malas. O motor era também mais potente.
Também com
linhas retas, o X-15 era um veículo utilitário com aparência de carro de
guerra.
Os veículos da
Gurgel tinham nomes bem brasileiros como Xavante, Tocantins, Itaipu e Carajás
(imagem acima). Este último era um utilitário moderno para a época. Tinha motor
dianteiro Volkswagen (foi o primeiro modelo da marca com motor dianteiro) e
concorria quase em pé de igualdade com o Toyota Bandeirante.
Em virtude da forte concorrência estrangeira –
além de problemas financeiros, obviamente –, a Gurgel fechou as portas em 1996.
Temos que lembrar que a abertura de mercado para os veículos importados foi uma
espécie de golpe fatal para a empresa. João Augusto do Amaral Gurgel faleceu em
janeiro de 2009 depois de anos sofrendo com mal de Alzheimer. A marca foi
adquirida em 2004 pelo empresário Paulo Emílio Freire Lemos, que hoje produz
triciclos rurais e empilhadeiras.
Amigos do Canal Modas & Manias .
ResponderExcluirNo Município de Limeira - SP ,tem Disponível p/ Venda um Utilitário
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