“Liberdade é
uma calça velha, azul e desbotada”, esse era o lema do jeans US Top em
1976.
Surgida em
1972, o US Top foi o primeiro jeans brasileiro que desbotava como as
tradicionais calças Levi’s. Outras marcas tinham sido lançadas anteriormente –
como foi o caso da calça Rancheiro, temos que lembrar –, mas não eram iguais.
Lançado pela
Alpargatas, ele atendeu o gosto do brasileiro de classe média, que estava
ansioso por adquirir uma calça parecida com a dos cowboys norte-americanos. Finalmente
os jovens podiam possui uma, duas, três calças jeans no armário. Por sinal, a
propaganda do jeans US Top sempre teve como principal alvo o público jovem.
O principal
concorrente do US Top foi o jeans Staroup, cuja propaganda também tentava
atingir os jovens. O logo da Staroup esteve presentes na discoteca fictícia da
novela Dancin’ Days, numa clara demonstração de merchandising.
Com o sucesso
da marca, a Alpargatas lançou outros produtos, como as famosas camisas estilo
xadrex US Top (“Bonita camisa, Fernandinho”).
Tamanha era a
popularidade da US Top que mesmo sem anunciar durante anos, ela continuou sendo
mencionada como a melhor calça jeans do mercado (lembrando que o brim era
praticamente o mesmo de outras calças famosas). Foi também uma das marcas mais
falsificadas durante os anos 1990, dando bastante trabalho para o departamento
jurídico da Alpargatas.
Poucas pessoas
deram bola para isso, mas o logotipo da US Top fazia de diversas formas referência
aos Estados Unidos, a começar pelo “US” no nome. As cores eram azul e vermelho,
a mesma da bandeira norte-americana.
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