15/07/2018

UMA ATRIZ QUE MARCOU A HISTÓRIA DA DRAMATURGIA: DINA SFAT



Selva de Pedra. Gabriela. Saramandaia. Os Gigantes. Essas são apenas algumas das novelas nas quais atuou a saudosa atriz Dina Sfat. Se você tem mais de 30 anos, certamente deve se lembrar dela.
Descendente de judeus poloneses, Dina Kutner de Souza nasceu na cidade de São Paulo, em 1938. Durante os anos 1960, adotou o sobrenome Sfat em homenagem à cidade natal de sua mãe.
Seu interesse pelo teatro surgiu quando trabalhava no Centro Acadêmico de Engenharia da Universidade Mackenzie, em São Paulo. Seu primeiro trabalho nos palcos foi na peça Os Fuzis da Senhora Carrar, de Bertold Brechet. O detalhe é que ainda durante os anos 60, trabalhou com dois  importantes grupos de teatro: o Teatro Oficina e o Teatro de Arena de São Paulo. Neste último, atuou na peça Arena Conta Zumbi, de Gianfrancesco Guarnieri. Foi no Arena que conheceu o diretor Paulo José, com quem se casou pouco tempo depois.
Seu primeiro trabalho na televisão foi na novela Ciúmes, transmitida pela TV Tupi, em 1966. Atuou também em produções da TV Excelsior e TV Record. Seu primeiro trabalho na Globo foi na novela Assim na Terra como no Céu, de 1970, mas chamou mesmo a atenção pelo desempenho em Selva de Pedra, de 1972. Passou a fazer parte do casting principal da emissora, atuando ao lado de atores como Francisco Cuoco, Tarcísio Meira, José Wilker e Juca de Oliveira, entre outros. Participou das inesquecíveis Os Ossos do Barão, Fogo Sobre Terra, Gabriela, Saramandaia, O Astro, Os Gigantes, Eu Prometo e Bebê a Bordo.
Dina também foi uma importante atriz de cinema, atuando em filmes de diretores como Ruy Guerra, Bruno Barreto e Joaquim Pedro de Andrade. Sua participação em minisséries famosas conferiram-lhe também o reconhecimento como uma das maiores atrizes dos anos 70 e 80.
Dina descobriu um câncer de mama em 1985, contra o qual lutou durante anos. Apesar da doença, nunca deixou de trabalhar. Chegou a gravar um documentário sobre a União Soviética na época da abertura da perestroika. Escreveu um livro sobre sua luta contra a doença e ainda fez novela: Bebê a Bordo, seu último trabalho na TV.
Dina Sfat faleceu em 20 de maio de 1989. Deixou três filhas – Clara Kutner, Ana Kutner e Bel Kutner –, frutos do casamento de 17 anos com Paulo José. Ana e Bel seguiram a carreira da mãe como atrizes.
Passados praticamente 30 anos de sua morte, ela ainda deixa saudades entre os fãs e todos que admiravam seu trabalho. Se estivesse viva, estaria com toda certeza atuando entre as principais estrelas da Globo. Estaria brilhando aqui na Terra. Sempre brilhando.

Imagem acima: capa da revista Amiga, com Dina Sfat e seu esposo Paulo José

Nenhum comentário:

Postar um comentário