28/10/2017

CONFIRA A TRAJETÓRIA DA ELETRORADIOBRAZ, DE LOJINHA DE BAIRRO A GIGANTE DO VAREJO

 
A Eletroradiobraz surgiu no bairro paulistano do Brás – mais propriamente na famosa avenida Rangel Pestana – nos anos 1940 como uma loja de conserto de eletrodomésticos. Foi fundada pelo senhor Ayme Taub e sua esposa Anita Taub.
A empresa de consertos de rádios, ferros de passar roupa e outros produtos eletroeletrônicos começou a mudar quando passou para as mãos de Carlos Taub, filho do casa de fundadores. Ele resolveu diversificar o negócios e vender aparelhos eletrônicos, e em seguida, roupas masculinas e femininas.
O negócio começou a crescer de tal forma que a pequena loja de conserto acabou se transfigurando numa grande magazine onde era possível comprar praticamente tudo, de sapatos a geladeiras. Passou a ocupar um prédio de sete andares interligados por passarelas.
O crescimento da Eletroradiobraz não parou mais a partir desse momento. A empresa abriu o capital nos anos 1970, o que possibilitou que variasse os seus negócios. O primeiro hipermercado surgiu em 1971 com a denominação Baleia (talvez para concorrer com o Jumbo) no bairro da Água Branca, em São Paulo. Ela também passou a contar com um grande depósito na rodovia Anhanguera, também na capital paulista, de onde saiam os caminhões que entregavam os produtos nas residências dos compradores. Aliás...
O crescimento deu origem a outras empresas, entre as quais a Eletroradiobraz Veículos (que era concessionária da Chevrolet), Ebrace Construções, Elagro Agropecuária etc. O grupo passou a contar com 16 magazines, 26 hipermercado e 8 supermercados. Até que recebeu uma proposta tentadora do Grupo Pão-de-Açúcar.
Só não diremos que a Eletroradiobraz sumiu da noite para o dia porque o Pão-de-Açúcar manteve o nome Eletro na nova cadeia de lojas: o Jumbo-Eletro. Ocorreu uma fusão dos supermercados Jumbo com a Eletro, que resultou no Jumbo-Eletro. O elefante simplesmente se casou com a baleia. Com o tempo, a nova cadeia também desapareceu sob a bandeira Extra-Eletro e, mais tarde, deu lugar a Casas Bahia e Ponto Frio.
Mas aí já é outra história...
Fontes: Wikipédia, Falando de Gestão.

Um comentário:

  1. Anônimo25/8/23

    Fiz parte dessa historia, fui trainee, passei por todos os deptos, inaugurei a Baleia da agua branca, uma empresa belissima, cultura forte, muita ética e transparencia e muita fé saudades.

    ResponderExcluir