06/04/2018

AS BELEZAS DO MARANHÃO E UMA TRAMA ROMÂNTICA NA NOVELA DA COR DO PECADO



Exibida em 2004 no horário das 19h, a novela Da Cor do Pecado marcou a história da dramaturgia brasileira por inúmeras razões. Em primeiro lugar foi a produção exibida nesse horário com maior audiência durante os anos 2000; em segundo, porque transformou-se numa das novelas mais vendidas no exterior; e por último, porque fez de Taís Araújo a primeira protagonista negra de uma novela da Rede Globo.
Da Cor do Pecado marcou a estreia de João Emmanuel Carneiro como autor principal de uma novela. Além de Taís Araújo, contou com grandes estrelas em seu elenco: Reinaldo Gianecchini, Giovanna Antonelli, Guilherme Weber, Caio Blat, Cauã Reymond, Rosi Campos, Aracy Balabanian, Francisco Cuoco, Sidney Magal, Lima Duarte, Karina Bacchi e Leonardo Brício, entre outros.
A trama principal contava a história de Paco (Reinaldo Gianecchini), um botânico carioca que em viagem a São Luís do Maranhão, apaixona-se pela feirante preta. Ao retornar ao Rio de Janeiro, ele não só resolve contar a verdade para sua noiva Bárbara (Giovanna Antonelli), por quem nunca fui apaixonado, como decide dar um fim na relação. Mas surge um problema: Bárbara anuncia que está grávida. Confuso, Paco volta para São Luís a fim de reencontrar Preta. Só que Bárbara, uma mulher ambiciosa e decidida a casar com Paco para compartilhar sua fortuna, segue-o e tenta de todas as formas acabar com a relação que ele mantém com Preta.
O lado humorístico da trama ficou por conta dos personagens de Rosi Campos, Leonardo Brício – ambos da família Sardinha – e Karina Bacchi.
Da Cor do Pecado levou a cultura maranhense para os lares dos brasileiros. Abordou também o tema do racismo através da relação entre Paco e Preta. Mas conquistou definitivamente a audiência em virtude da trama leve e, principalmente, do romantismo.
O sucesso de Da Cor do Pecado foi internacional. A novela foi exportada para países como Moldávia, Costa Rica, Guatemala, Israel, Cazaquistão, Moçambique e muitos outros países. Alcançou índices expressivos de audiência em Portugal, na Argentina e no Peru.
Da Cor do Pecado foi reexibida em 2007 e 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário