A Varig, ou Viação Aérea Rio-Grandense,
foi criada em 1927 na cidade de Porto Alegre pelo imigrante alemão Otto Ernst
Meyer. O primeiro funcionário da nova empresa foi Rubem Berta, que se tornou
presidente em 1941, permanecendo no cargo até sua morte, em 1966.
A Varig foi a primeira grande companhia
aérea brasileira. Começou com um pequeno hidroavião com capacidade para nove
passageiros. O primeiro avião com trem de pouso só foi adquirido cinco anos
depois da sua fundação. Mas como não parava de crescer, a companhia logo
inauguraria a sua primeira ponte aérea internacional, fazendo a rota Porto
Alegre-Montevidéu em 1942.
A maior expansão da empresa ocorreu após a
Segunda Guerra Mundial. Já na década de 50 era conhecida como a maior empresa
aérea brasileira e, nos anos posteriores, como uma das maiores do mundo. Passou
a ligar as grandes capitais brasileiras a cidades importantes da América,
Europa, África e Ásia.
Ao longo dos anos, a Varig não apenas
continuou crescendo como adquirindo outras empresas do setor. Em 1975, adquiriu
o controle acionário da Cruzeiro do Sul, passando durante algum tempo a se
chamar Varig-Cruzeiro.
Entre os aviões considerados “clássicos”
operados pela companhia, vale lembrar dos Electra II, que faziam a ponte aérea
Rio-São Paulo. Outra aeronave inesquecível foi o Boeing 747, que operava linhas
como São Paulo-Paris.
A Varig continuou dominando os céus do
Brasil durante um tempo bastante longo, apesar de possuir concorrentes
poderosos, como Transbrasil e Vasp.
A decadência da empresa começou ainda nos
anos 1990, se acentuando durante a década de 2000. Com dívidas de mais de 7
bilhões de reais, o sufoco financeiro se tornava cada vez maior. Vale lembrar
que a Varig passou a concorrer com duas empresas agressivas na disputa pelo
mercado: Tam (atual Latam) e Gol.
O último voo comercial operado pela Varig
ocorreu em novembro de 2009. Em 2010, foi decretada a sua falência. A marca foi
adquirida pelo Gol, que operou aeronaves sob a bandeira Nova Varig.
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