06/01/2018

12 COISAS QUE VOCÊ DEVIA SABER SOBRE A MARCA DE AUTOMÓVEIS DKW-VEMAG

 
A DKW foi fundada pelo engenheiro alemão Jörgen Skafte Rasmussen. Os automóveis da marca começaram a ser produzidos quando, em 1928, ele adquiriu a maioria das ações da empresa Audi. Chamado de F1, o primeiro DKW surgiu em 1931.

Os quatro anéis da Audi, um dos principais fabricantes de automóveis de luxo da Alemanha atualmente, surgiram como símbolo da união entre Audi, DKW, Horch e Wanderer. Detalhe: a Audi pertence ao grupo Volkswagen.

A união entre Audi, Horch, Wanderer e DKW surgiu em 1932, adquirindo o nome Auto Union. O detalhe é que enquanto a Horch ficou com os modelos de automóveis de alto luxo, a DKW permaneceu com os mais populares.

O F1 foi o modelo mais vendido da Auto Union/DKW. Até o final da sua produção na Alemanha, em 1942, foram comercializadas 270 mil unidades.

O embrião da Vemag foi a Distribuidora de Automóveis Studebaker Ltda, surgida em 1945 com o objetivo inicial de fabricar automóveis da marca Studebaker no Brasil.

A Vemag propriamente dita surgiu em 1952 como fruto da união entre a Distribuidora de Automóveis Studebaker com a Elit Equipamentos para Lavoura e Máquinas Agrícolas. Em tempo: Vemag significa Veículos e Máquinas Agrícolas S/A.

A DKW-Vemag surgiu através de um acordo entre a alemã DKW e a brasileira Vemag. Entre os modelos produzidos com a mecânica DKW destacam-se o sedã Belcar, a wagon Vemaguet, o cupê Fissore e o jipe Candango.

Um dos primeiros modelos produzidos pelo acordo DKW-Vemag foi a wagon DKW F-91. Ela era montada no Brasil com peças importadas da Alemanha. Detalhe: sua produção começou antes mesmo da efetivação da parceria entre as duas empresas.

O Grande DKW-Vemag e a Perua DKW-Vemag foram a partir de 1961 chamados de Belcar e Vemaguet. O jipe Candango começou a ser produzido em 1962 e o Fissore, em 1964.

O Belcar acabou ganhando essa denominação por ser uma abreviação da expressão inglesa “beautiful car”.

Os boatos sobre os fim dos automóveis DKW-Vemag ganharam força a partir de 1965, quando a Volkswagen adquiriu a Auto Union, transformando-a em Audi.

A subsidiária brasileira da Volkswagen adquiriu a DKW-Vemag em setembro de 1967. Apesar da promessa de continuar com a marca, ela foi extinta poucos meses depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário