A DKW foi
fundada pelo engenheiro alemão Jörgen Skafte Rasmussen. Os automóveis da marca
começaram a ser produzidos quando, em 1928, ele adquiriu a maioria das ações da
empresa Audi. Chamado de F1, o primeiro DKW surgiu em 1931.
Os quatro anéis
da Audi, um dos principais fabricantes de automóveis de luxo da Alemanha
atualmente, surgiram como símbolo da união entre Audi, DKW, Horch e Wanderer. Detalhe:
a Audi pertence ao grupo Volkswagen.
A união entre
Audi, Horch, Wanderer e DKW surgiu em 1932, adquirindo o nome Auto Union. O
detalhe é que enquanto a Horch ficou com os modelos de automóveis de alto luxo,
a DKW permaneceu com os mais populares.
O F1 foi o
modelo mais vendido da Auto Union/DKW. Até o final da sua produção na Alemanha,
em 1942, foram comercializadas 270 mil unidades.
O embrião da
Vemag foi a Distribuidora de Automóveis Studebaker Ltda, surgida em 1945 com o objetivo
inicial de fabricar automóveis da marca Studebaker no Brasil.
A Vemag
propriamente dita surgiu em 1952 como fruto da união entre a Distribuidora de
Automóveis Studebaker com a Elit Equipamentos para Lavoura e Máquinas Agrícolas.
Em tempo: Vemag significa Veículos e Máquinas Agrícolas S/A.
A DKW-Vemag
surgiu através de um acordo entre a alemã DKW e a brasileira Vemag. Entre os
modelos produzidos com a mecânica DKW destacam-se o sedã Belcar, a wagon Vemaguet,
o cupê Fissore e o jipe Candango.
Um dos
primeiros modelos produzidos pelo acordo DKW-Vemag foi a wagon DKW F-91. Ela
era montada no Brasil com peças importadas da Alemanha. Detalhe: sua produção
começou antes mesmo da efetivação da parceria entre as duas empresas.
O Grande
DKW-Vemag e a Perua DKW-Vemag foram a partir de 1961 chamados de Belcar e
Vemaguet. O jipe Candango começou a ser produzido em 1962 e o Fissore, em 1964.
O Belcar acabou
ganhando essa denominação por ser uma abreviação da expressão inglesa “beautiful
car”.
Os boatos sobre
os fim dos automóveis DKW-Vemag ganharam força a partir de 1965, quando a
Volkswagen adquiriu a Auto Union, transformando-a em Audi.
A subsidiária
brasileira da Volkswagen adquiriu a DKW-Vemag em setembro de 1967. Apesar da
promessa de continuar com a marca, ela foi extinta poucos meses depois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário