08/07/2018

POR ONDE ANDA HERMES AQUINO, INTÉRPRETE DE NUVEM PASSAGEIRA?


 
O maior hit do compositor e cantor Hermes Aquino foi Nuvem Passageira, lançada em 1976 e tema da novela O Casarão. Foi uma das músicas brasileiras mais tocadas nas rádios da época. Em virtude dela, Aquino chegou a participar do Globo de Ouro, um programa onde se apresentavam cantores populares como Peninha, Roberto Leal e outros. Mas quem era Hermes Aquino?
Nascido na cidade de Rio Grande, o gaúcho Hermes Aquino tornou-se primeiramente conhecido como compositor. Escreveu músicas para os festivais da canção do período, interpretadas tanto na voz de outros cantores como em sua própria voz. Seu primeiro sucesso como intérprete foi a música Flash, com a qual participou do IV Festival Internacional da Canção.
Curiosamente, Aquino só conseguiu gravar seu primeiro Lp, Desencontro de Primavera, em 1976, pela Tapecar. Cerca de um ano depois, saiu Santa Maria, seu segundo vinil. Mas Aquino se desentendeu com a gravadora e voltou para sua terra natal, onde vive até hoje. Tornou-se compositor de jingles e programador musical de uma rádio de Porto Alegre.
Em 2014, Desencontro de Primavera e Santa Maria foram relançados pelo selo Discobertas.
Como compositor, Hermes Aquino influenciou bandas do porte do Engenheiros do Havaí e Karnak, além dos músicos Kleiton e Kledir. Ele continua trabalhando a todo vapor, compondo jingues e escrevendo artigos para a imprensa local. Suas músicas são tocadas com frequência numa rádio na internet, que, curiosamente possui até uma versão em inglês de Nuvem Passageira.

5 comentários:

  1. Saudades do tempo que ouviamos e dançavamos ao som de Nuvem Passageira...

    ResponderExcluir
  2. Não consegui saber se ainda vive, gosto muito das músicas e da interpretação.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,alguém tem o contato do Cantor Hermes Aquino ? Obrigado Roberto Filho Radialista 🎙🇧🇷

    ResponderExcluir
  4. Até hoje gosto muito de ouvir a música "Nuvem Passageira", música que marcou minha infância na voz de Hermes Aquino. Muita saudade deste tempo.

    ResponderExcluir