02/07/2018

O AMBIENTE POLÍTICO DOS ANOS 70 E A EMANCIPAÇÃO FEMININA EM MALU MULHER



Entre os seriados nacionais produzidos pela Globo no final dos anos 1970, dois entraram para a história da dramaturgia brasileira: Carga Pesada e Malu Mulher. O primeiro dispensa apresentações, quanto ao segundo, nós temos que falar um bocado sobre ele.
Malu Mulher estreou em 24 de maio de 1979 e teve o último episódio exibido em 22 de dezembro de 1980. Foram duas temporadas com 76 episódios. O detalhe é que foi exibido nos finais de noite da emissora. Foi exportado para dezenas de países, conquistando excelente índices de audiência em alguns. Mesmo quando deixou de exibi-lo no Brasil, a Globo continuou oferecendo a história de Maria Lúcia/Malu para emissoras estrangeiras.
Temos que lembrar que a história girava em torno do tema do divórcio, bastante discutido na época. A nova Lei do Divórcio tinha sido discutida à exaustão no Congresso, sofrendo forte oposição da Igreja Católica.
Malu (Regina Duarte) era uma mulher casada que, não suportando as diferenças e as brigas constantes com o marido (Dênis Carvalho), resolve se separar e começar a vida praticamente do zero com a filha Elisa (Narjara Turetta). As dificuldades para efetivar a separação, os conflitos com o agora ex-marido e os problemas financeiros atormentavam Malu.
Malu Mulher tinha como tema de abertura a música Começar de Novo, interpretado pela cantora Simone. Foi idealizado por Daniel Filho e roteirizado por Armando Costa, Euclydes Marinho, Doc Comparato, Manoel Carlos e outros. Contava com um elenco de peso, que incluía, além de Regina Duarte, Dênis Carvalho e Narjara Turetta, atores como Antônio Petrin, Natália do Valle, Elza Gomes, Wanda Lacerda e Ricardo Petraglia.
O sucesso de Malu Mulher foi estrondoso, apesar de todos os apesares. Tanto a crítica quanto o público se apaixonaram pela série. Ela só na agradou a alguns grupos religiosos – como a própria Igreja Católica, como vimos acima – e aos censores do regime militar.
O que também agradou em cheio foi a trilha sonora, apenas com intérprete femininas: Simone, Maria Bethânia, Zezé Motta, Maysa, Joanna, Fafá de Belém, Rita Lee, Elis Regina...
O primeiro episódio de Malu Mulher foi reprisado em junho de 1985, como parte das comemorações pelos 20 anos da Rede Globo. Aparentemente, não teve o impacto inicial. Dez anos depois, voltou a ser reprisado dentro do Festiva 30 anos. Mas se fosse reexibido hoje, ajudaria a entender o ambiente político da década de 70, que incluía a censura, a abertura política e o divórcio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário