10/07/2018

TRIBALISTAS, O DISCO QUE RESGATOU A MPB TRADICIONAL



Tribalistas é um trio formado por Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes no início dos anos 2000. Com um foco voltado para a MPB tradicional, eles lançaram o primeiro álbum em 2002, com grande aceitação popular.
Com uma capa no estilo “Vik Muniz” (a imagem dos três músicos parece ter sido feita com calda de chocolate), Tribalistas obteve excelente desempenho comercial também no exterior. A música de maior sucesso foi Velha Infância. Mas porque resolvemos mencioná-lo entre os álbuns essenciais do Modas e Manias?
Tribalistas é um álbum essencial por diversos motivos: resgatou a MPB tradicional em meio à onda dominante do sertanejo, marcou o início dos anos 2000 com suas músicas, e, por último, trata-se de um disco de qualidade excelente.
Entre as músicas mais tocadas de Tribalistas, vale lembrar de Velha Infância, É Você, Passe em Casa e Já Sei Namorar. Temos que lembrar que Velha Infância foi uma das músicas mais tocadas no começo da década de 2000. Já Sei Namorar teve um excelente desempenho nos programas de videoclipes, ficando entre as mais solicitadas da antiga MTV.
Temos que lembrar que Tribalistas causou um impacto extremamente positivo entre a crítica especializada, sendo indicado para diversos prêmios. Chegou a ganhar o prêmio da APCA/Associação Paulista de Críticos de Arte como o melhor CD de 2002. No ano seguinte, faturou o Prêmio Multishow de melhor DVD e melhor música.
Com 13 faixas, a maioria de cerca de 3 minutos, Tribalistas entrou para a história da MPB, ao lado de discos “clássicos” como Construção, de Chico Buarque; Chega de Saudade, de João Gilberto; e Acabou Chorare, dos Novos Baianos. Se você gosta de música agradável, não pense duas vezes antes de comprá-lo. Vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário