25/05/2018

SAIBA QUAIS FORAM OS MODISMOS E AS MANIAS DO ANO DE 1983



Poucas pessoas lembram, mas 1983 foi um ano de grandes novidades no campo da tecnologia. Surgiram os mouses de computador (acredite, eles não tinha mouse até essa época), as câmeras de vídeo em VHS, os caixas eletrônicos (com o detalhe de que os primeiros foram instalados em Curitiba) e os Compact Discs.

Entre as personalidades que estiveram na boca do povo, podemos citar o jogador de vôlei Bernard, o piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet, o jogador de futebol Zico, a jogadora de basquete Hortência, o nadador Gustavo Prado e o jogador Garrincha. Como podemos ver, 1983 foi um ano em que as listas de maiores ídolos dos brasileiros tiveram presença maciça de esportistas. Nenhum, no entanto, foi mais comentado do que Nelson Piquet, que nesse ano se consagrou campeão mundial de Fórmula 1.

As personalidades do mundo da música que mais deram o que falar foi Evandro Mesquita (líder da Blitz, uma das bandas de rock mais populares de início daqueles anos 80), Rita Lee (cuja popularidade atravessou quase toda a década) e Ritchie, um inglês que fez sucesso no Brasil cantando em português.

Por falar em música, os brasileiros ouviram Lulu Santos (intérprete do sucesso Tempos Modernos), Gang 90 e as Absurdetes (que interpretou Nosso Louco, um dos hits do verão 82/83), Rita Lee (cantora de Flagra), Eduardo Dusek (Rock da Cachorra), Magazine (Sou Boy), Neusinha Brizola (Mintchura), Absyntho (Ursinho Blau-blau), Barão Vermelho (Pro Dia Nascer Feliz), Kid Abelha e os Abóboras Selvagens (Por que não eu?) e Irene Cara (What a Feeling, tema do filme Flashdance).

E por falar em Gang 90 e as Absurdetes, a música Nosso Louco Amor foi tema de abertura da novela Louco Amor. Outra novela de grande sucesso foi Final Feliz, como música tema de Rita Lee. Nenhuma, no entanto, fez mais sucesso do que Guerra dos Sexos. Com Fernanda Montenegro e Paulo Autran interpretando o casal de protagonistas, ela chegou a ganhar um remake anos depois. Essas três novelas foram exibidas pela Rede Globo no horário das 19 horas.

Ainda falando de televisão, não custa lembrar da novela Eu Prometo, a última escrita por Janete Clair. Também não custa lembrar que foi nesse ano que surgiu a Rede Manchete, emissora do grupo Bloch. Um dos primeiros programas a entrar no ar foi Clube da Criança, com a modelo Xuxa Meneghel estreando como apresentadora. Outra novidade foi a estreia dos programas Bom Dia Brasil, Vídeo Show e Balão Mágico pela Rede Globo.

Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Zacarias - a trupe do programa de humor Os Trapalhões - lançavam dois filmes por ano nessa época. O Cangaceiro Trapalhão foi o filme brasileiro mais visto em 1983. Mas os brasileiro também lotaram os cinemas para assistir O Retorno de Jedi (o  terceiro filme do primeiro Star Wars), 007 Contra Octopussy, Um Lobisomen Americano em Londres, Tubarão 3, Fuscão Presto (inspirada na música de mesmo nome), Laços de Ternura e Flashdance.

Entre os autores mais lidos de 1983, vale destacar Umberto Eco (que escreveu O Nome da Rosa), Luís Fernando Veríssimo (O Analista de Bagé), Marcelo Rubens Paiva (Feliz Ano Velho), Irving Wallace (O Todo-Poderoso), John Le Carré (A Garota do Tambor), J. M. Simmel (Não Matem as Flores), Eliane Maciel (Com Licença, eu Vou à Luta), Harold Robbins (Atire a Primeira Pedra) e Herzer (A Queda para o Alto).

Os moradores de cidades grandes como Rio de Janeiro e São Paulo faziam compras em lojas de departamentos como Mesbla e Mappim. As compras de supermercado eram realizadas no Jumbo Eletro, entre outras redes. A previdência privada podia feita em empresas como a Capemi. Cadernetas de poupança podiam ser dos bancos Haspa, Comind, Delfin ou Bamerindus. Quando pretendiam fazer viagens aéreas nacionais, compravam passagens na Vasp, Varig ou Transbrasil (para os Estados Unidos, podia na Pan Am).

As coleções de roupas casuais e esportivas para jovens levavam nomes de marcas (Hollywood Sportline, Honda Way, Yamaha Look ou Marlboro Leisure Wear). Os agasalhos de moletom estavam em moda, quase todo mundo usava. Entre as marcas de jeans, havia a Matite e a USTop.

Entre os modismos podemos citar o cantor Ritchie (intérprete do mega-hit Menina Veneno), os sorvetes Sem-Nome, o game Odissey, a "motoreta" Monareta e o Círculo do Livro. A editora Abril relançou o álbum de figurinhas Galerias Disney, mas sem o mesmo sucesso da década de 70.

Crianças mascavam chicletes de marcas como Ploc e chupavam balas como Soft (muitas quase morreram engasgadas). Comiam chocolate Cad-Lac e se lambuzavam com as latas de Leite Moça com chocolate ou café.

Clique aqui e veja outras informações sobre esse assunto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário