17/11/2015

ULTRASEVEN E OUTRAS SÉRIES EM ESTILO TOKATSU

Tokatsu é uma abreviação em japonês para "filme de efeitos especiais". Era antigamente utilizada para designar qualquer novela, filme ou série que tivesse esses tipos de efeito. Hoje em dia, tokatsu é usado com maior frequência como sinônimo de séries de efeitos especiais de super-heróis.
Entre os principais tokatsus estão Ultraseven, Ultraman, Spectreman, Robô Gigante, Vingadores do Espaço, Jiraya e Power Rangers.
Produzido entre 1967 e 1968, Ultraseven fez um grande sucesso no Japão. Foi também bem acolhido no Brasil, onde chegou a ser exibido até a exaustão durante os anos 1970.
Na trama, Dan Moroboshi é uma alienígena que se disfarça de humano para proteger o planeta Terra de ameaças alienígenas. Sempre que tem que enfrentar alguma nave ou monstro gigante, ele coloca seus óculos "ultra" e se transforma no super-herói Ultraseven.
Depois do Ultraseven e Ultraman, seguiram-se várias séries com personagens semelhantes, com as mesmas origens e mesmos desafios. UltraSeven fez ponta em quase todas elas. A maior parte dessas séries não chegou a ser exibida no Brasil.
Nos anos 1980, os super-heróis de tokatsus de maior sucesso por aqui foram Jiraya, Kamen Raider, Policial de Aço Jiban e Jaspion. No início dos 90, surgiu a série de maior sucesso até hoje: Power Rangers.

Veja abaixo imagens de Ultraseven, Ultraman, Spectreman, Robô Gigante e Vingadores do Espaço.






Nenhum comentário:

Postar um comentário