10/09/2017

OS 40 ANOS DE UM FILME QUE MARCOU A HISTÓRIA DO CINEMA: CONTATOS IMEDIATOS DO TERCEIRO GRAU

 
Durante um blecaute na região onde vive, um eletricista do interior dos Estados Unidos sofre um contato imediato de terceiro grau, assim como testemunha uma perseguição policial ao que supostamente seriam naves alienígenas. Ele fica obcecado com aquilo e passa a ter visões em que aparece uma montanha que em momento algum consegue identificar.
Ao mesmo tempo, uma mãe de família tem sua residência invadida por luzes estranhas. Aterrorizada, ela tenta proteger o filho pequeno, mas a criança desaparece juntamente com as luzes.
Visões alienígenas se espalham pelo mundo todo, deixando as Nações Unidas, assim como o governo norte-americano, ciente de que algo muito excepcional estará para acontecer.
É assim que começa a fantástica narrativa de Contatos Imediatos do Terceiro Grau, lançado há 40 anos pelo cineasta Steve Spielberg.
Também roteirizado por Spielberg, Contatos Imediatos teve uma recepção excelente tanto da crítica quanto do público. Foi um dos maiores blockbusters daquele tempo, superado apenas pelo primeiro filme da saga Star Wars.
O papel de Roy Neary, o eletricista que teve contato com os ETs, ficou com Richard Dreyfuss, que também tinha trabalhado com Spielberg em Tubarão. O elenco também contou com Melinda Dillon, Teri Garr, Cary Guffey (que interpretou Barry, o garotinho) e ninguém menos que o cineasta François Truffaut.
Com efeitos especiais de tirar o fôlego e uma trama envolvente até o último minuto, Contatos Imediatos foi indicado a sete Oscars. Ganhou os prêmios de melhores efeitos sonoros e melhor fotografia. Foi também indicado ao Globo de Ouro e BAFTA de melhor filme.
Roy Neary acaba descobrindo que montanha era aquela que não lhe saia do pensamento: a Devils Tower, em Wyoming. Crente de que algo extraordinário está para acontecer, ele se dirige para lá, onde testemunha um contato entre o governo dos Estados Unidos e uma nave-mãe alienígena. Pessoas desaparecidas são devolvidas – inclusive o pequeno Barry, cabe aqui salientar – e Neary... Bem, se você ainda não assistiu, experimente ver agora Contatos Imediatos do Terceiro Grau. É um filmaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário