29/09/2017

COMO O FILME OS EMBALOS DE SÁBADO À NOITE AJUDOU A TORNAR A DISCO NUM FENÔMENO

 
A onda disco varreu o mundo durante os anos 70. Seja no vestuário, nas telenovelas, nos programas de auditório, nos discos e no cinema, ela estava presente em praticamente todos os lugares. Bailes eram animados com o som de Village People, Patrick Hernandez, Sylvelster, As Frenéticas...
Grande parte desse sucesso estrondoso se deve ao filme Saturday Night Live, ou Os Embalos de Sábado à Noite, como ficou conhecido no Brasil. Com trilha sonora impecável do Bee Gees, ele se tornou o 11º filme mais visto nos cinemas brasileiros em todos os tempos.
A carreira do Bee Gees começou nos anos 60, mas foi na década seguinte que que o trio conquistou mentes e corações de norte a sul dos planeta. Tudo isso graças a Os Embalos de Sábado.
Com Night Fever, Stayn’ Alive e outras músicas como trilha sonora, Os Embalos é um filme basicamente musical. Conta a história de Tony Manero (John Travolta), um jovem dançarino que passa as noites de sábado nas discotecas de Nova York. Ele participa de um concurso de dança, do qual acaba se consagrando como vencedor, mas fica insatisfeito por achar que o casal que ficou em segundo lugar era melhor e só não venceu por ser latino.
A discoteca chamava-se 2001 Odyssey e tinha esse nome em homenagem ao filme 2001 – Uma odisseia no Espaço, de Staney Kubrick. Esse tipo de casa noturna, por sinal, atraía grande parte da elite e showbizz de Nova York. A discoteca mais emblemática da moda disco foi a Studio 54.
Os Embalos de Sábado à Noite estreou em dezembro de 1977 nos Estados Unidos. Foi dirigido por John Badham e tinha John Travolta, Karen Lynn Gorney, Barry Miller e Joseph Cali no elenco.
A trilha sonora é o 9º disco mais vendido da história da indústria fonográfica, além de segunda trilha de filme com mais vendagens (a primeira foi O Guarda-Costas).
O filme teve uma continuação chamada Os Embalos de Sábado Continuam, de 1983, mas sem o mesmo sucesso. Detalhe: ele foi dirigido por ninguém menos que Sylvester Stallone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário