19/08/2017

VOANDO NAS ASAS DA MINHA, DA SUA, DA NOSSA TRANSBRASIL


Quem não lembra da cauda colorida – e que mais lembrava um arco-íris, convém ressaltar – da Transbrasil?
A Transbrasil foi uma companhia aérea que figurou entre as maiores do Brasil durante décadas. Suas principais concorrentes foram Vasp e Varig (havia também a Cruzeiro, que acabou sendo incorporada pela Varig).
Ela foi fundada em 1955 por Omar Fontana, filho de Attílio Fontana, fundador da empresa de alimentos Sadia. A ideia inicial era transportar carne de Santa Catarina para São Paulo por via aérea, mas um ano depois a Sadia Transportes Aéreos (isso mesmo, foi com esse nome que ela começou) já levava passageiros para as cidades de Florianópolis, Joaçaba e São Paulo.
No início da década de 1961, a Sadia Transportes Aéreos adquiriu a empresa Transportes Aéreos Salvador e começou a voar para o Nordeste. Daí para a frente, a empresa não parou de crescer. Em 1973, mudou sua razão social para Transbrasil S. A. Linhas Aéreas e adotou o visual colorido que se tornaria sua principal lembrança. O detalhe é que no afã de servir um cardápio genuinamente brasileiro, passou também a servir pratos como feijoadas nos serviços de bordo.
Os anos 70 mal haviam terminado e a Transbrasil já era a terceira maior empresa aérea brasileira. Com a chegada da década seguinte, chegou a hora de internacionalizar os voos da empresa. Ela passou a oferecer voos para Miami na Flórida, mas... As sucessivas crises econômicas, bem como os incontáveis planos do governo para combater a inflação impactaram nos negócios da empresa.
Nem os problemas econômicos e judiciais (a empresa chegou a sofrer intervenção federal) impediram seus controladores de tentar a expansão internacional. A Transbrasil passou a fazer rotas para Nova York, Buenos Aires, Londres e outras cidades. As finanças da empresa, no entanto, continuaram no vermelho. E o que aconteceu foi que ela começou a encolher. Rotas foram cancelados, salários começaram a atrasar... As coisas chegaram a um ponto em que a Transbrasil sequer tinha caixa para pagar o combustível dos aviões.
A falência da Transbrasil foi decretada em 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário