26/10/2010
OS PERSONAGENS E AS CURIOSIDADES DE STAR WARS
PERSONAGENS:
Luke Skywalker – Filho de Anakin Skywalker e Padmé Amidala, Luke é separado de sua irmã gêmea Leia e cresce sem conhecer seu passado. Luke enfrenta o Império e tenta conhecer a Força com a ajuda de Obi-Wan Kenobi e Yoda.
Leia Organa – Irmã gêmea de Anakin. Logo que nasceu, foi separada do irmão e adotada por Bail Organa, da família real de Alderaan. Torça líder da Aliança Rebelde contra as forças do Império.
Anakin Skywalker/Darth Vader – Nasceu de forma misteriosa, sem a presença de um pai, no planeta Tatooine. Quando criança, foi escravo do comerciante Wattoo. É levado de Tatooine por Qui-Gon Jinn. Conquistou a rainha Amidala, com quem tem filhos gêmeos. Adere ao lado negro da Força e se transforma em Darth Vader.
Shmi Skywalker – Escrava mãe de Anakin. Concebeu o filho sem a presença de um homem. Morre nas mãos do Povo da Areia. Aparece somente nos episódios I e II da saga.
Amidala – Mais conhecida como Padmé Amidala, torna-se rainha do planeta Naboor. Durante a invasão de seu planeta, foge com a ajudas do jedis Jedi Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi. Tem um romance com Anakin Skylwalker, futuro pai de seus filhos.
Obi-Wan Kenobi – Jedi treinado por Yoda e uma dos principais personagens da saga Guerra nas Estrelas. Com a ajuda de Qui-Gon Jinn, resgata a rainha Amidala em Naboor. Com problemas em sua nave, aterissa no planeta Tatooine, onde conhece Anakin Skywalker. Anos depois, morre em um duelo com Darth Vader.
Qui-Gon Jinn – É um dos mais poderosos jedis. Foi mestre de Obi-wan e descobridor de Anakin Skywalker. Auxilia no resgate da princesa Amidala. É morto pelo poderoso Darth Maul.
Yoda – É um dos poucos personagens em que aparecem em todos os filmes de Star Wars. Apesar de medir menos de um metro de altura, é um dos mais poderosos jedis de que se tem notícias. Treinou Luke Skywalker.
Han Solo – Nativo do planeta Corellia, Han Solo é um mercenário que, juntamente, com Luke Skywalker e Chewbacca, parte para salvar a princesa Leia Organa. Acaba se apaixonando por Leia.
Chewbacca – É o responsável por manter a Falcon, nave de Han Solo, funcionando. Pertence à raça dos wookies, humanóides gigantes e peludos. Torna-se parceiro de Solo, após ter sido liberdado da escravidão.
Mace Windu – Um dos membros do Conselho Jedi e amigo próximo de Yoda. No princípio, é contra o treinamento de Anakin Skywalker. Foi um dos líderes do exército de clones da República contra o conde Dookan.
C3-PO – É um andróide fluente em mais de 6 milhões de meios de comunicação. Foi encontrado no lixo e reconstruído por Anakin Skywalker. Torna-se, juntamente com R2-D2, parceiro de aventuras de Anakin e, mais tarde, Luke Skywalker.
R2-D2 – Mestre em quebrar códigos de segurança, esse pequeno robô já salvou a pele de muita gente, de Anakin a Luke Skylwalker. Era um dróide astromecânico, a serviço da Rainha Amidala de Naboo.
Jar-Jar Binks – Após ter sido banido do seu povo, o atrapalhado Jar-Jar é salvo por Qui-Gon Jin e, como retribuição, resolve protégé-lo. Acompanha Qui-Gon e Obi-Wan em suas aventuras.
Lando Calrissian – Contrabandista amigo de Han Solo. Trai Han e entrega ele e e princesa Leia a Darth Vader. Acaba se arrependendo mais tarde.
Conde Dookan/Darth Tyranus – Mestre Sith e líder dos Sistemas Independentes. Foi mentor de Qui-Gon Jinn. Foi corrompido pelo lado negro da Força.
Darth Maul – Mestre do lado negro treinado para matar jedis. Seu verdadeiro nome é Khameir Sarin. Usa um sabre de luz de duas lâminas. Foi ele quem matou Qui-Gon Jinn.
Darth Sidious/Palpatine – É o principal vilão da série. Ambicioso e asqueroso, aliciou treinou Darth Tyranus e aliciou Anakin Skywalker para o lado negro da Força. Em O Retorno de Jedi, é morto por Darth Vader/Anakin.
Jabba The Hutt – O obeso Jabba é herdeiro de uma tradição de Gângsters. Congela Han Solo e escraviza a princesa Leia. É ele quem comanda as corridas de Tatooine.
CURIOSIDADES:
Star Wars é dividido em duas trilogias, a primeira lançada em 1977 e a última, em 1999. Entre o primeiro filme (Uma Nova Esperança) da primeira trilogia e o primeiro (A Ameaça Fantasma) da segunda, passaram-se mais de 20 anos.
Ao ser lançado em 1977, Uma Nova Esperança, a primeira parte da saga, tornou-se o filme mais visto da história do cinema.
Clique aqui para continuar a leitura.
22/10/2010
ULTRAMAN E ULTRASEVEN, DOIS SERIADOS CULTS
Criança, eu adorava os seriados do Ultraman e Ultraseven. Aliás, acho que nove de cada dez homens que foram criança na década de 70 gostavam da dupla de super-heróis japoneses.
Eu tinha um amigo que afirmava que, além de Ultraman e Ultraseven, gostava do Ultra Q e Ultra Light. Acho que era mentira dele, que nunca existiu o tal de Ultra Q. Mas, pesquisando na internet, adivinha quem eu encontrei.
Os seriados japoneses de super-heróis versus monstros alienígenas fazem sucesso até hoje.
Uma das primeiras séries “made in Japan” a conquistar a garotada brasileira foi National Kid. Produzida pela Toei Company, National Kid foi exibida no Japão enre 1960 e 1961. No Brasil, National Kid foi exibida entre o final dos anos 60 e início dos 80.
Ultraman e Ultraseven fazem parte de um grupo de super-heróis chamado Ultrafamília, composta por várias franquias e personagens criados ao longo de 35 anos. Um dos primeiros foi Ultraman, criado em 1965. Depois vieram Ultra Q, Ultraseven, Ultrafight, Ultraman Ace, Ultraman USA, Ultraman Tiga e outros.
No Brasil, Ultraman foi exibido entre o final dos anos 60 e início dos 80 por várias emissoras de TV, entre elas as extintas TV Tupi e Manchete. Atualmente, a série é exibida na Rede Brasil de Televisão.
Ultraseven apareceu em 1967 e, como seu antecessor Ultraman, esteve na programação de diversas emissoras de TV. Tanto no Japão quanto no Brasil, fez mais sucesso do que todo o restante da família Ultra.
Originário do planeta Ultra, Ultraseven desembarcou na Terra com a missão de defender o planeta de invasores e monstros alienígenas. Em nosso planeta, ele assumiu o nome do terráqueo Dan Moroboshi, recruta do esquadrão Ultra. Sempre que surgia alguma ameaça que exigia a presença de Ultraseven, Dan recorria ao visor energético Ultra-Olho e transformava-se no herói. Ultraseven era gigante, com mais ou menos 40 metros. Tinha super-poderes como a capacidade de lançar raios pelas mãos e através da gema que possuia na testa. Sua arma mais poderosa, no entanto, era o bumerangue que possuía na cabeça. Com o poderoso bumerangue, Ultraseven era capaz de partir um monstro gigante ao meio.
Ultraseven foi exibido no Japão entre 1967 e 1968, com 49 episódios. No Brasil, voltou a ser exibido pela Rede Brasil de Televisão.
Se quiser matar saudades de Ultraman e Ultraseven, clique nos links abaixo:
Ultraman
Ultraseven
07/10/2010
LEMBRA DESSAS MÚSICAS? ANOS 80
Lembra do programa Som Pop, da TV Cultura? Se você viveu os anos 80 e curtia o som que rolava em rádios como a Cidade, a Transamérica e a 89 FM, deve se lembrar.
Quase todos as músicas que estavam em moda e eram exaustivamente tocadas nas rádios da época tinham seus clipes apresentados no Som Pop. Para falar a verdade, o Som Pop apresentava bem mais do que isso. Não era só o pop que tinha espaço no programa, mas o progressivo, o punk e o heavy metal. Durante um bom tempo, o Som Pop transmitiu especiais (sempre no final do programa) sobre determinada banda ou cantor. Eu recordo de Emerson, Lake e Palmer, além de Iron Maiden, Pink Floyd, Adam & The Ants, The Cure e outros.
Grande parte das músicas abaixo tiveram seus clipes transmitidos pelo Som Pop. São músicas de grande sucesso, que marcaram os adolescentes e jovens que curtiam os programas de vídeoclipes pré-MTV.
Eu podia muito bem escolher Bette Davis Eyes, de Kim Carnes, ou qualquer outro som mais representativo dos anos 80 (True, do Spandau Ballet??), mas preferi sons que foram esquecidos (ou “quase” esquecidos). Quiz fazer uma lista de músicas que desapareceram de nossa memória e que, de alguma forma, precisavam ser lembradas.
Se não fosse o YouTube eu não teria conseguido achá-las.
Aliás, sabe quem é o cara da foto acima? Ele é cantor, produtor musical, radialista, crítico musical e, durante um bom tempo, foi apresentador do som Pop. Ele conquistou as paradas dos anos 80 com a música Eu Sou Boy. Sabe quem é?
TURN LOVE AROUND – GEORGE BENSON
BABOOSHKA – KATE BUSH
LUKA – SUZANNE VEGA
SOMEBODY WATCHING ME – ROCKWELL feat. MICHAEL JACKSON
VOYEUR – KIM CARNES
LOVE IS CONTROL – DONNA SUMMER
SITUATION – YAZOO
MR. ROBOTO – STYX
LOVE MISSILE – SIGUE SIGUE SPUTNIK
MY GIRL – CHILLIWACK
CENTERFOLD – J. GEILS BAND
DER KOMISSAR – FALCO
SATISFACTION – DEVO
I RAN – A FLOCK OF SEAGULLS
TOO SHY – KAJAGOOGOO
DRIVE – THE CARS
99 LUFTBALOONS – NENA
I CANT’ GO FOR THAT – HALL & OATES
WALK THIS WAY – RUN D.M.C. feat. AEROSMITH
DON’T STOP BELIEVING - JOURNEY
PLAY THE GAME TONIGHT - KANSAS
TWILIGHT - ELECTRIC LIGHT ORCHESTRA
COME ON EILEN – DEXIS MIDNIGHT RUNNERS
SAUSALITO SUMMERNIGHTS – DIESEL
REVOLUTION – THE CULT
TAKE THE L – THE MOTELS
HEART AND SOUL – HUEY LEWIS AND THE NEWS
LOVE AIN’T NO STRANGER – WHITESNAKE
ONLY TIME WILL TELL – ASIA
TOUCH AND GO – EMERSON, LAKE & POWELL
THIS IS NOT AMERICA – DAVID BOWIE
DON’T ANSWER ME – ALAN PARSONS PROJECT
MY KIND OF LADY – SUPERTRAMP
VICTINS – CULTURE CLUB
04/10/2010
LEMBRA DESSAS MÚSICAS? ANOS 70
Que estilo musical define melhor os anos 70? A maioria do público apostaria na Disco, e não sem razão. A Disco Music marcou toda uma geração. Quem tem mais de 40 anos deve lembrar de Bee Gees, Andrea True Connection, Sylvester, Village People, KC and Sunshine Band, Donna Summer e outros grupos/cantores cujas músicas embalaram as discotecas da época.
Acontece que a década de 70 também foi a época do punk, do rock progressivo e do nascente heavy metal, encarnado em bandas como Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath.
Se pedisse para alguém citar uma música que marcou os 70, porém, a resposta seria uma da onda disco. Talvez uma música do filme Os Embalos de Sábado à Noite ou da novela Dancin’Days. Não tem jeito.
Eu lembro de muita coisa que nada tem a ver com o modismo disco. E foi justamente com a intenção de mostrar como a cena musical dos anos 70 era variada, procurei alguns sucessos da época que foram “esquecidos”. São músicas que, fora uma ou outra exceção, não tocam em nenhuma rádio flash back, nenhuma festa nostálgica, em nenhum lugar, pois são poucos os que lembram delas.
Para variar, há algumas músicas da onda Disco. Mesmo assim, clique nos títulos abaixo, e veja como a cena musical dos 70 foi diversificada. E deliciosa!!!!
(Aliás, você sabe quem é o bigodudo da foto acima? Ele marcou a Disco com o uso de sintetizadores e sons altamente dançantes. Compôs músicas para cantores como Donna Summer. Também é um grande compositor de temas musicais para o cinema. Não vale clicar nas músicas antes de responder.)
SHOW ME THE WAY – PETER FRAMPTOM
LIVIN’ THING – ELO
48 CRASH – SUZI QUATRO
IF YOU CAN’T GIVE ME LOVE – SUZI QUATRO
STUMBLIN’ IN – SUZI QUATRO & CHRIS NORMAN
CANADA – PILOT
ALL FOR A REASON – ALESSI
DON’T GO BREAKING MY HEART – ELTON JOHN & KIKI DEE
HEARD IT THROUGH THE GRAPEVINE – CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL
YOU ARE MY LOVE – LIVERPOOL EXPRESS
SAN FRANCISCO NIGHT – HARPO
XANADU – OLIVIA NEWTON-JOHN
MAGIC – OLIVIA NEWTON-JOHN
METEOR MAN – D. D. JACKSON
DANCE LITTLE LADY, DANCE – TINA CHARLES
FROM HERE TO ETERNETY – GIORGIO MORODER
LOVE’S IN ME, LOVE’S IN YOU – GIORGIO & CHRIS
YES SIR, I CAN BOOGIE – BACCARA
LIVIN’ MA BAKER – BONEY M
LIVIN’ MACHO – CELI BEE
COMING UP – PAUL McCARTNEY
MY SWEET LORD – GEORGE HARRISON
WHEN YOU'RE GONE – MAGGIE McNEAL
WE'RE ALL ALONE – RITA COOLIDGE
YOU'RE TOO FAR AWAY – DAVID CASTLE
Assinar:
Postagens (Atom)